Cotia: Especialista dá dicas de segurança

Com a chegada do final de ano, as pessoas saem às compras e terminam virando alvo fácil de bandidos.

Com a chegada das férias, a tendência é que as pessoas relaxem e fiquem menos atentas ao circular pelas ruas e até mesmo em seus domicílios. Porém, o problema é que assaltantes também sabem desse comportamento.

Com a chegada do final de ano, as pessoas saem às compras e terminam virando alvo fácil de bandidos.

Para te ajudar a inibir a ação de assaltantes e não entrar nas estatísticas da Secretaria de Segurança Pública, falamos com Anderson Costa, diretor da empresa Guarda Costa, especialista no Sistema de proteção Israelense.

Quando estacionar, procure um lugar movimentado e iluminado e, ao estacionar ou parar em cruzamentos, principalmente à noite, observe pessoas suspeitas nas proximidades”, diz Anderson.

Outras dicas importantes do especialista em segurança, é que na hora de ir ao banco ou utilizar caixas eletrônicos, observe atentamente as pessoas em atitudes suspeitas próximas ao local, evite horários e locais de maior risco e também procure não realizar saque de grandes quantias.

Em casa, o diretor aconselha que utilize um sistema de alarme eficaz e não deixar luz acessa durante o dia.

Ao sair ou retornar de sua residência, observe as proximidades e se constatar a presença de estranhos, não entre. As portas das garagens também devem estar sempre fechadas e nunca aceite a entrada de técnicos não solicitados”, afirma.

De acordo com Anderson, para a segurança de seu patrimônio, ao viajar, avise parentes ou vizinhos de confiança, para que esporadicamente verifiquem a residência e façam a coleta de correspondências.

E o mais importante, porém necessário: se infelizmente for vítima de um assalto, não reaja.

Por William Melo – Revista Circuito