Cotia e cidades vizinhas são incluídas em 9 polos de desenvolvimento econômicos criados pelo governo do estado

O governo do Estado de São Paulo criou 11 polos de desenvolvimento econômico, para os quais serão oferecidos incentivos fiscais para aumento da produtividade e geração de empregos.

O anúncio foi feito pelo governador João Doria esta semana. Dentre eles, cidades da região Oeste foram incluídas em 9 polos. Na prática, isso significa que indústrias de vários setores, instaladas nos municípios, terão linha de crédito facilitada e receberão, inclusive, descontos em tributos, incluindo de 2,5% no ICMS, caso apresentem projetos e resultados de expansão de empregos. Apesar disso, Doria negou, em entrevista coletiva, que as medidas representem uma guerra fiscal. “Nós não fazemos e não faremos e não admitimos a guerra fiscal. É um conjunto de valores para apoiar quem já está em São Paulo há décadas para ampliar os investimentos”, disse.

“A atuação dos polos é para identificar falhas de mercado e atuar nas falhas de governo. Nosso trabalho é alavancar a produtividade e a competitividade do setor privado, para impulsionar e melhorar as políticas públicas nas regiões onde as cadeias produtivas estão instaladas”, completou a secretária de Desenvolvimento Econômico, Patricia Ellen. Também estão previstas medidas como incentivo ao desenvolvimento de novos projetos e redução da burocracia.

As cidades de Cotia, Barueri, Carapicuíba, Itapevi, Jandira, Osasco e Santana de Parnaíba foram incluídas nos polos dos setores de Saúde e Farma, Metal metalúrgico, máquinas e equipamentos; Químico, Borracha e Plástico; Alimentos e Bebidas; e Têxtil, Vestuários e Acessórios. Além disso, Barueri, Carapicuíba, Cotia, Jandira, Osasco e Parnaíba estão no polo Automotivo. Além disso, Barueri, Cotia e Osasco estão ainda nos polos de Derivados do Petróleo e Petroquímico e Biocombustíveis.

Do Webdiario