Cotia e cidades do Cioeste ganham nota acima da média na Escala Brasil Transparente

O Ministério da Transparência e a CGU – Controladoria Geral da União, divulgaram o resultado da EBT – Escala Brasil Transparente. E os municípios de Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco e Vargem Grande Paulista aparecem com nota superior a 5.35, que é a média das cidades de todo o Brasil.

Foram avaliados 691 entes federativos, entre eles municípios com mais de 50 mil habitantes. Para atribuir a nota o programa leva em conta a publicação de informações de acordo com a Lai – Lei de Acesso à Informação. Entre elas estão a disponibilização de dados sobre receitas e despesas, licitações e contratos, estrutura administrativa, servidores públicos, acompanhamento de obras públicas e outras na internet.

As cidades do Cioeste mais transparentes são a de Jandira em conjunto com a de Osasco, que se encontram com uma média maior que a dos estados (7.94) e das capitais (8.08), com notas de 8.65 e 8.14 respectivamente. Ficando aproximadamente 25% acima da média dos municípios do país. Seguidas dos municípios de Itapevi com nota de 8.07 e de Cotia com 7.48. Por últimos temos a cidade de Vargem Grande Paulista com média de 6.41.

Com a execução deste programa, a CGU pretende aprofundar o monitoramento da transparência pública e possibilitar o acompanhamento das ações implementadas por estados e municípios na promoção do acesso à informação. As notas e informações completas você pode conferir no site www.transparencia.gov.br.

Divulgação Cioeste