Cotia e cidades do Cioeste firmam parceria ambiental com Governo do Estado

Na segunda-feira (17), a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente e o Cioeste – Consórcio Intermunicipal da Região Oeste assinaram um protocolo de intenções para a gestão e o gerenciamento de resíduos sólidos nos dez municípios que compõem a entidade.

O plano de trabalho prevê o estabelecimento de condições de cooperação técnica entre os municípios de Cotia, Araçariguama, Barueri, Carapicuíba, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba e Vargem Grande Paulista para o desenvolvimento e execução conjunta de programas e projetos com foco em resíduos sólidos.

O documento foi assinado em reunião no gabinete da Secretaria pelo subsecretário de Infraestrutura da pasta, Glaucio Atorre Penna, representando o secretário Marcos Penido, e pelo presidente do Cioeste e prefeito de Santana de Parnaíba, Elvis Cesar.

Também rubricaram o documento os prefeitos Josué Ramos, de Vargem Grande, e Gregório Maglio, de Pirapora, além de Francisco Maciel, secretário-executivo do consórcio.

Ações conjuntas

Com apoio do Estado, os municípios desenvolverão ações conjuntas, como a elaboração de material técnico, diagnósticos e programas de capacitação para disseminar conhecimento e promover a educação ambiental, além da implantação de ferramentas de planejamento e gestão em soluções regionalizadas, com arranjos produtivos diferenciados.

No início da reunião, o coordenador do Comitê de Integração de Resíduos Sólidos, José Valverde, ressaltou a importância estratégica do acordo de cooperação, que facilita um plano regional e a otimização de recursos.

Pesquisa e desenvolvimento

O gestor também comentou que a Secretaria tem assinado termos de cooperação com as universidades, visando à pesquisa e ao desenvolvimento tecnológico na construção de soluções.