Cotia e cidades da região firmam acordo com a ONU para tratar e prevenir a Aids

O Cioeste – consórcio que reúne Cotia e demais cidades da região Oeste da Grande São Paulo – firmou convênio com o UNAIDS Brasil, programa conjunto da ONU (Organização das Nações Unidas) voltado a ações de prevenção e tratamento da Aids. O consórcio assinou o termo de compromisso 90-90-90,  que estabelece três metas a serem alcançadas até 2020: que  90% das pessoas saibam seu estado sorológico; que 90% dessas pessoas estejam em tratamento; e que 90% das pessoas em tratamento atinjam a carga viral indetectável.

O anúncio do acordo foi feito pelo prefeito de Santana de Parnaíba, Elvis Cezar, atual presidente do Cioeste, durante reunião, a última segunda-feira, da Frente Nacional de Prefeito. Este foi o segundo acordo com a ONU formado pelo grupo em menos de uma semana. No último dia 6, o consórcio também aderiu ao programa de Cidades Sustentáveis, que prevê adoção políticas públicas que garantam melhor distribuição de renda e aumento da empregabilidade por meio da atração de novos empreendimentos, mas sem danos ao meio ambiente. Com isso, as prefeituras passarão a receber orientação para desenvolverem estudos tributários envolvendo aumento de arrecadação sem elevar impostos.

“O consórcio vem fazendo parcerias com grandes instituições, e uma delas é a ONU. Acabamos de assinar convênio de ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), com 17 objetivos para que possamos trazer a implantação de políticas públicas tais como a diminuição da desigualdade social e ampliação das condições de  empregabilidade e uso de novas tecnologias, incluindo medidas para trazermos startups e empresas de tecnologia para nossa região. E também fazer com que consigamos adaptações nas nossas leis e nos regramentos para ficarmos aptos a conseguir investimentos da iniciativa privada para aplicarmos em projetos da região”, explicou Elvis, sobre o acordo. O consórcio reúne 9 municípios: Cotia, Vargem Grande Paulista acaba de ingressar no grupo, que já conta, além de Santana de Parnaíba, com Osasco, Barueri, Carapicuíba, Itapevi, Jandira e Pirapora do Bom Jesus.
 
Do Webdiario