Cotia é a 27ª colocada no ranking da violência entre as 645 cidades do estado

Cidades da região estão entre as 45 mais violentas do Estado, de acordo com ranking do Instituto Sou da Paz que mostra regiões expostas a crimes violentos. Itapevi é considerada a 5ª mais perigosa, Jandira 11ª, Osasco 24ª, Cotia 27ª e Carapicuíba 45ª.

Segundo o Instituto, o ranking foi criado a partir do IECV – Índice de Exposição a Crimes Violentos. Essas regiões são definidas por Distritos Policiais. O IECV é norteado por crimes letais, sexuais e contra o patrimônio, e permite a comparação da vulnerabilidade da população a esses crimes entre as diferentes regiões e ao longo dos anos.

Índices da SSP-SP

Dados da SSP-SP – Secretaria da Segurança Pública revelam que casos de “furtos outros” (contra o patrimônio de uma pessoa ou organização) teve alta entre junho e julho deste ano em algumas cidades da região. Osasco e Itapevi foram as que mais registraram ocorrências de furto-outros. Os furtos de veículos tiveram variação para cima em Osasco (12,9%) e Jandira (37,5% de alta).

Em Osasco o roubo de veículos subiu 11,5%. Em Cotia esse tipo de crime passou de 33 para 44 fatos, 33,3% para cima e Jandira apresentou leve alta de 20%, 5 contra 6.

Por Rodolfo Andrade – Giro S/A