Cotia ainda não preencheu vagas do programa Mais Médicos

Dos 3 profissionais que o governo destinou ao município, apenas um ainda não chegou

Quase dois meses após o fim do acordo que levou à saída dos profissionais cubanos do programa Mais Médicos, o Ministério da Saúde ainda não conseguiu preencher as vagas abertas em edital para cobrir o déficit.

Agora, os profissionais formados no País têm até esta quinta-feira, dia 10 de janeiro, para se apresentarem às prefeituras escolhidas por eles. Depois disso, será aberta uma nova fase de cadastro, a profissionais brasileiros formados no exterior, que segue até 24 de janeiro. Inicialmente estão disponibilizadas 842 vagas em 287 municípios. Na região Oeste, dados até o final de dezembro também apontavam que 42% dos postos ainda estavam em abertos e foram alvo de nova seleção.

Das 127 vagas previstas no edital para atuação em Osasco e cidades vizinhas, 54 ainda estavam vagos. Osasco tem o maior número de vagas. Mas, das 37 previstas, 14 ainda estão abertas e foram incluídas na terceira etapa do edital. Jandira, para a qual foram destinadas 34 vagas, ainda tem 16 não preenchidas. Em Carapicuíba, das 30 vagas, 13 não foram preenchidas. Em Itapevi, foram 23 no primeiro edital, das quais 13 tiveram inscrições reabertas. E em Cotia, das 3 previstas, uma ainda está sem médico. Também nessas cidades, desde o fim com o governo de Cuba, em 15 de novembro, 118 médicos da ilha deixaram de atender na rede municipal – 34 em Jandira, 33 em Osasco, 30 em Carapicuíba e 21 em Itapevi.

Do Webdiario