Corredor de ônibus entre Cotia e Itapevi, prometido em 2013 pela EMTU, continua sem previsão de início das obras

Um assunto já abordado diversas vezes e sempre cobrado pelos leitores do Jornal Cotia Agora é o corredor de ônibus que ligaria Cotia e Itapevi pela Estrada da Roselândia, benfeitoria prometida pela EMTU – Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos em 2013.

Sete anos se passaram e a obra que beneficiaria milhares de moradores das duas cidades e da região, não saiu do papel e está parada no Projeto Funcional, como apurou nossa reportagem junto ao órgão estadual.

Vale lembrar que outro corredor, o que liga a Capital até Itapevi, já está em funcionamento, mas com trechos ainda sem a conclusão das obras, o que deixa a obra incompleta e com muito tempo de atraso.

Para o corredor que ligaria Cotia e Itapevi, não há previsão de início das obras, não há verba disponível e com a pandemia do coronavírus, muitos recursos foram desviados para ações de combate.

A EMTU não soube informar ao Jornal Cotia Agora prazos para a obra. Ainda tem que serem feitos os projetos básico e executivo para que, assim, sejam definidos datas e valores a serem destinados para o corredor.

Projeto é sonho antigo de moradores

Em 2013 a EMTU anunciou a construção de um corredor de ônibus ligando Cotia a Itapevi, pela Estrada da Roselândia, em um projeto que faria a integração com outro corredor, entre São Paulo e Itapevi, formando um trajeto entre várias cidades e com o objetivo de encurtar as viagens do transporte público.

A obra também facilitaria o acesso dos cotianos às estações de trem da região e Capital. Na época, como mostrou o Jornal Cotia Agora, a EMTU afirmou que o início das obras seria em 2014 e com previsão de término em 2015.

Passados sete anos desde o lançamento do projeto, nada saiu do papel e a obra que facilitaria a vida de usuários do transporte caiu no esquecimento. O outro corredor, entre Itapevi e Capital já teve a maioria das obras entregues, apesar de terem sido interrompidas diversas vezes.

O Corredor Metropolitano Itapevi-Cotia ligaria os dois municípios pela Estrada da Roselândia, a partir do Terminal Metropolitano de Cotia até o Terminal Engenheiro Cardoso, fazendo conexão com o Corredor Metropolitano Itapevi-São Paulo e também com a linha 8 Diamante da CPTM em Itapevi. No projeto, a ligação entre Cotia e Itapevi teria 9,4 quilômetros de extensão, com investimento (à época) de R$ 160 milhões e previsão de atendimento de 68 mil passageiros dias.