Corpo de Bombeiros de Cotia e Conseg Granja Viana dão dicas de segurança em dia de chuva

O Corpo de Bombeiros de Cotia, em conjunto com o Conseg – Conselho de Segurança da Granja Viana orientam a população sobre os cuidados em dias de chuva e, principalmente como proceder em locais vulneráveis a enchentes.

Consulte sempre a previsão de chuvas nos meios de comunicação. Tome conhecimento dos pontos de alagamento e faça rotas alternativas para evitá-los.

Se a água invadir sua casa, saia e procure um local seguro. Motorista não se aventure em áreas alagadas. Evite passar por pontes ou passarelas improvisadas.

EVITE ENCHENTES

Antes da época de chuvas, mantenha calhas e ralos da residência limpos. Não jogue lixo nas ruas. Eles são facilmente levados a bueiros e podem causar entupimento.Programe-se para colocar lixo em horários próximos à coleta pública. Nunca deixe nas sarjetas. Procure a Prefeitura para saber se sua residência está em área de risco.

COMO AGIR DURANTE UM TEMPORAL?

Se estiver a pé e está em local seguro, não se aventure em correntezas ou inundações. A força das águas pode derrubar pessoas (basta uma altura de 15 cm de correnteza) e até arrastar veículos. Só ande pela enchente se for para sair de uma situação de risco. Siga sempre pelo lado oposto a postes de energia e fique próximo a muros.Não ande pela rua, próximo a sarjetas – há risco de cair em bueiros abertos.

Se estiver de carro, nunca enfrente a inundação. O limite de altura da água é a do escapamento, do carro ou da motocicleta.Se for surpreendido por um grande alagamento, abandone seu carro e vá para um local seguro.
Durante temporais é muito comum a queda de árvores, não estacione o veículo, nem permaneça embaixo delas.

CUIDADOS EM ÁREAS DE RISCO

Sinais de desabamento – Rachaduras nas paredes da residência, no chão do terreno ou nos barrancos. Notar que janelas e portas ficam emperradas após chuvas intensas. Postes, cercas ou árvores ficarem inclinados, saírem do prumo. Canos com água de chuva ou de esgoto causarem infiltrações no terreno ou nas encostas.

O QUE FAZER?
Procure a Defesa Civil pelo telefone 199.  Faça marcações nas rachaduras (dentro da casa ou no terreno) e verifique a evolução delas. Retire sua família e saia imediatamente do local.

EM CASO DE EMERGÊNCIA

1 – Mantenha a calma; 2 – Passe o endereço da emergência com nome da cidade, rua, número e algum ponto de referência; 3 – Confie e responda às perguntas do atendente do Corpo de Bombeiros; 4 – O Serviço 193 destina-se a emergências.