Corpo de Bombeiros alerta sobre acidentes com animais peçonhentos

O Corpo de Bombeiros alerta a população para tomar cuidados com animais peçonhentos. Os animais mais comuns desta época são os escorpiões, serpentes, aranhas e lacraias.

A corporação alerta que os cuidados são primordiais para prevenir picadas e transtornos causados por esses bichos. Os ambientes precisam estar limpos, sendo assim é preciso não acumular lixo e cortar o mato baixo para não encontrar principalmente com serpentes ou escorpiões. Neste sentido, destaca para que as pessoas evitem enfiar as mãos em frestas, buracos, e chama atenção para o uso de luvas para limpeza. Os restos de comidas, sujeira, atraem os roedores, baratas que servem de alimentos para serpentes e escorpiões. Além disso, se escondem nas caixas de gordura.

Os bombeiros reforçam que todo cuidado ainda é pouco, e pedem que a sociedade esteja atenta e verifique roupas e sapatos que irão usar. “É necessário que a vítima esteja atenta às orientações: Após a picada de uma serpente, manter a calma e evitar fazer movimentos, para não acelerar o batimento cardíaco, afim de que o veneno não se espalhe mais rápido, elevar o membro afetado, não fazer nenhum corte no lugar e nem tentar sugar no local da picada. Não colocar borra de café, pois pode causar infecção, e muito menos fazer torniquete (compressão no local), que pode causar efeito negativo. A sugestão é apenas lavar com água e sabão a região afetada. Para as picadas de escorpião também só é indicado a limpeza”.

Veja mais dicas: