Coronavírus: Cotia começou a vacinar crianças sem problemas de saúde de 9 a 11 anos

Nesta segunda-feira (24), a Secretaria de Saúde de Cotia iniciou a vacinação contra o coronavírus em crianças com idade entre 9 e 11 anos que não fazem parte do público prioritário, ou seja, crianças sem problemas de saúde, que não são deficientes, indígenas e quilombolas.

A vacina está sendo aplicada em todas as Unidades Básicas de Saúde do município, de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h, e, para agilizar o atendimento na hora da vacinação, é recomendável o pré-cadastro no site Vacina Já (www.vacinaja.sp.gov.br). Como as doses são limitadas, a Secretaria de Saúde segue com a vacinação das crianças à medida que imunizantes são enviados pelo Governo do Estado.

Para receber o imunizante, a criança deve estar acompanhada por um responsável. É preciso apresentar documento com foto da criança, comprovante de endereço e a caderneta de vacinação. As crianças com comorbidades com idade entre 5 a 11 anos seguem sendo vacinadas em todas as unidades e é necessário apresentar uma declaração com nome e CRM do médico responsável atestando a sua condição e que tenha sido emitido há até um ano.

Todos que testaram positivo para o vírus devem aguardar pelo menos quatro semanas após o início dos sintomas ou quatro semanas a partir da primeira amostra do PCR positivo. No caso de a criança apresentar sintomas gripais assim que findarem os sintomas já pode ser vacinada contra a Covid-19.