Convocação de Dunga tem Robinho e mais quatro que atuam no BR

Na manhã desta quinta-feira, o técnico Dunga divulgou a lista dos convocados para os dois primeiros amistosos da seleção brasileira neste ano. A primeira partida será contra a França em Paris no dia 26, e depois o rival será o Chile, em Londres, no dia 29. A principal novidade é o retorno de Robinho, do Santos. Na primeira passagem de Dunga, entre 2006 e 2010, o atacante era homem de confiança do técnico.

Ele já havia sido chamado pelo técnico para amistosos em setembro de 2014, contra Equador e Colômbia. Mas foi lembrado apenas depois de corte de Hulk, por lesão.

Diego Tardelli, do Shandong Luneng, autor de dois gols em vitória contra a Argentina em outubro, provou tem que tem a confiança do treinador. O ex-jogador do Atlético-MG é o primeiro jogador brasileiro da história que atua num clube chinês a ser chamado para a seleção brasileira.

“Eu não me comprometo com ninguém. Eu não posso falar para não ir (para China) e amanhã convocar alguém que está na Ásia. Não falo nem sim, nem não. O que falei é que, quando conversar com seu clube, em muitos momentos vai ter que pedir para vir algumas horas antes para se preparar para os jogos”, disse Dunga, que não convocou Ricardo Goulart, ex-Cruzeiro, hoje no Guangzhou Evergrande, da China, e Éverton Ribeiro, do Al-Ahli, dos Emirados Árabes.

Apenas cinco jogadores que atuam no Brasil foram lembrados. Além de Robinho, foram convocados os goleiros Jefferson, do Botafogo, e Marcelo Grohe, do Grêmio. Os dois já haviam sido chamados anteriormente. Elias, do Corinthians, e Souza, do São Paulo, também foram lembrados. Eles já haviam sido chamados pelo técnico.

No fim do ano passado, Dunga esteve na Europa para acompanhar jogos da Liga dos Campeões e observar os jogadores. Os dois testes contra França e Chile servirão para o comandante observar os atletas para a Copa América, que será realizada entre junho e julho, no Chile, e também para as eliminatórias da Copa do Mundo de 2018, que começam em setembro

Para os dois amistosos de março, Jairzinho, campeão do mundo em 1970, será membro da comissão técnica. Tem sido hábito da CBF convidar um ex-atleta da seleção para fazer parte da delegação em amistosos. Mauro Silva, Edu e Oscar foram os primeiros três.

Goleiros
Jefferson (Botafogo)
Marcelo Grohe (Grêmio)
Diego Alves (Valencia)

Laterais
Fabinho (Monaco)
Marcelo (Real Madrid)
Danilo (Porto)
Filipe Luís (Chelsea)

Zagueiros
David Luiz (PSG)
Marquinhos  (PSG)
Thiago Silva (PSG)
Miranda (Atlético de Madri)

Meio-Campistas
Luis Gustavo (Wolfsburg)
Fernandinho (Manchester City)
Elias (Corinthians)
Souza (São Paulo)
Oscar (Chelsea)
Firmino (Hoffenheim)
Willian (Chelsea)
Philippe Coutinho (Liverpool)

Atacantes
Neymar (Barcelona)
Diego Tardelli (Shandong Luneng)
Robinho (Santos)
Douglas Costa (Shakhtar)

Do iG