“Contos & Causos de Cotia”: As corridas de cavalos nas raias da cidade

Você sabia que Cotia teve no século passado duas raias para corridas de cavalo?

Pois bem, muita gente já ouviu falar que há muitas décadas a Avenida Professor Manoel José Pedroso, no trecho que hoje tem a Doceria Fantasias e o Supermercado Pedrosão era uma raia de corrida de cavalos, daí o apelido da avenida, “Raia”.

Os mais antigos contam que aos finais de semana, diversos cavaleiros se divertiam correndo com seus cavalos, apostavam quem iria ganhar a corrida e com o tempo passou a atrair a atenção de muita gente.

Outra raia em Cotia foi criada nos anos 30 (data provável), segundo conta o arquiteto Luís Silva, o Luisão. Alguns boiadeiros abriram a mata na atual Estrada do Caiapiá, bem no trecho onde funciona a empresa Zanandrea. Ali, boiadeiros de Cotia aproveitaram que já havia uma trilha que levava à sítios da região do Caiapiá e no atual bairro Jardim Pioneiro e cortaram a mata, prepararam o solo e como era um terreno em linha reta, abriram uma raia, onde aos finais de semana, se reuniam para provas de disparada entre seus cavalos.

Sabe de algum conto ou causo sobre Cotia? Conte para a gente. Na semana que vem tem mais, o causo do matadouro no centro de Cotia.

Trecho atualmente de onde foi feita a raia nos anos 30
Trecho atual de onde foi feita a raia nos anos 30

Veja mais Contos & Causos de Cotia: https://jornalcotiaagora.com.br/?s=contos+causos