Cônsul do Japão visita Embu das Artes

Nesta semana, o prefeito de Embu das Artes, Chico Brito, recebeu em seu gabinete o cônsul-geral do Consulado do Japão em São Paulo, Takahiro Nakamae, que após exercer cargos de diretor, conselheiro e ministro em diversas embaixadas pelo mundo, assumiu o cargo de cônsul-geral em São Paulo, em junho de 2015.

A visita foi intermediada por Yasudo Hirasaki, presidente da Associação Embu-Hino, cidade irmã de Embu das Artes.

Durante o encontro Chico Brito expôs um panorama geral da cidade, destacando pontos como a redução de homicídios, criação de centros culturais, núcleos esportivos e programas sociais como o Banco Municipal de Alimentos e o Restaurante Popular José de Castro.

Além de reafirmar a importância da comunidade japonesa na cidade: “A comunidade japonesa tem uma importância muito grande no processo de ocupação da cidade. Tínhamos aqui a população indígena, com a chegada dos portugueses ocorreu a  formação da Aldeia de M´boi e, depois, uma grande expansão territorial com a comunidade japonesa. Em 1938, fundou-se a Kaiko, fomentando a produção de hortaliças pela comunidade japonesa. Pra nós, o Japão tem muito a ver com a história da nossa cidade e manter esse relacionamento é muito importante”.

Chico Brito ainda propôs o fortalecimento de convênios com Hino e o estabelecimento de uma parceria com o Consulado, por meio de projetos educacionais e de conscientização ambiental, semelhantes aos projetos que o Governo Japonês já apóia no País, através da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Japan International Cooperation Agency – JICA).

A ideia foi apoiada por Yasudo Hirasaki, que assumiu o compromisso de intermediar uma visita de Ryuichi Nasu, representante chefe do escritório da JICA Brasil, a Embu das Artes.

Sobre o assunto, Takahiro Nakamae, garantiu que levará a proposta  ao Consulado e que torce para a realização de um projeto conjunto: “Vou levar essa proposta ao Consulado e consultar agências de fomento, para saber o que podemos fazer de modo concreto. Espero que de alguma maneira possamos desenvolver novas áreas de cooperação”.

Após a conversa, o cônsul seguiu para uma visita, guiada pelo secretário de Assuntos Estratégicos, Valdir Barbosa, ao Centro Histórico, passando pelo Museu de Arte Sacra, Viela das Lavadeiras e comércio local.

Takahiro Nakamae demonstrou grande satisfação pelo convite e elogiou a evolução social e a vocação artística da cidade: “É uma alegria conhecer essa cidade, cheguei a São Paulo em junho do ano passado e, desde então, tive a esperança de poder visitar Embu das Artes,  graças ao Prefeito esse sonho se realizou. É uma grata surpresa, visitar essas ruas e ver o nível da arte e o desenvolvimento. Quero parabenizar o município pelo sucesso, Embu é um modelo de desenvolvimento turístico, comercial e industrial”.

Também participaram do encontro o tesoureiro da Associação Embu-Hino, Paulo Suiki Kimura, o presidente da Associação Cultural e Assistencial Shiga kenjin do Brasil,  Yasuo Yamada, e os membros da comunidade nipônica de Embu das Artes Fumio Hashiya e Masaru Kimura.