Condomínios da região do Km 21, em Cotia, se unem pela segurança

Quatro condomínios da Estrada do Espigão, no km 21 da Raposo Tavares, se reuniram na terça-feira (17), com a direção do Complexo Educacional Mario Schenberg, também situado no local, para discutir em conjunto a questão da segurança nos bairros próximos.

Eles formaram um grupo de trabalho que vai estudar as demandas de segurança e pensar estratégias em conjunto para agir de modo a reduzir a criminalidade local. Participou também da reunião a presidente do Conseg – Conselho de Segurança da Granja Viana, Maria Goreti Camarano.

Foram expostas na reunião ocorrências recentes na região e as características de cada uma. Também foram expostas as articulações que cada membro do grupo tem à disposição para observar e se comunicar com os demais (câmeras, internet etc), e encaminhou-se a criação de um núcleo de “inteligência” para pensar o contexto.

O grupo definiu como uma primeira medida a colocação de placas e faixas informando publicamente a adoção de medidas que visem a segurança, no caso a integração de todos em uma rede de comunicação, que já conta com contatos entre as portarias e grupos em redes sociais e será ampliada para uma ação ativa de monitoramento, em reuniões que já foram agendadas.

Além disso, os condomínios e empresas convocarão uma reunião conjunta das empresas prestadoras de serviços na área de segurança para que , em conjunto com elas, encontrem protocolos de trabalho conjunto visando a rapidez e eficácia na troca de informações.

O grupo também está avaliando a adaptação de um aplicativo criado pela Usp – Universidade de São Paulo para vigilância de seus campi, que permite não só o relato de ocorrências como também o alerta de perigo a uma central.

Participaram da reunião, além da presidente do Conseg Granja; Rogério Marques e Andrea Vasconcelos (representantes dos condomínios Modernitá 1 e 2); Antonio Salvatori (do Villagio da Granja); Fábio Sanchez e Maurício Pereira (Petit Village); além do CEO do complexo educacional Mario Schenberg, Luis Gustavo Napolitano.

Por William Melo – Revista Circuito