Comércio poderá abrir 100% para o público dia 17, confirma Governo do Estado

O governo de São Paulo afirmou nesta quarta-feira (11) que mantém a previsão para a liberação total do comércio no estado em 17 de agosto. A partir desta data, não haverá mais restrição de horário de funcionamento nem de ocupação de estabelecimentos comerciais e de serviços.

Atualmente, a orientação é de ocupação máxima de 80% e limite de horário até a meia-noite.

Também serão liberados os eventos sociais, os museus e as feiras corporativas, com controle de público, desde que não gerem aglomerações. A obrigatoriedade do uso da máscara está mantida. Não houve detalhamento sobre qual tipo de evento social estará liberado.

Shows com público em pé, torcidas e pistas de danças continuam proibidos até 1º de novembro, quando 90% dos adultos devem ter sido completamente vacinados. Nesta data, segundo o governo, todos os eventos estarão liberados no estado.

Mais cedo, o governador João Doria afirmou que a data de volta do público aos estádios de futebol está mantida para 1º de novembro.

O governo havia anunciado que as novas flexibilizações são possíveis devido ao avanço do calendário de vacinação, com previsão de que todos os adultos estejam vacinados com a primeira dose até o dia 16 de agosto. Os adolescentes de 17 a 12 anos serão imunizados a partir de 18 de agosto.

No entanto, o estado de São Paulo não deve atingir, nesta data, a completa imunização dos adultos, porque boa parte da população terá recebido apenas a primeira dose. Além disso, os mais jovens terão obtido a primeira aplicação apenas algumas horas antes da liberação de horário de funcionamento dos estabelecimentos.