Comércio paulista fecha 2015 com queda de quase 6%

Recuo foi puxado pela queda da renda e aumento do desemprego. Maiores baixas partiram das concessionárias e das lojas de departamento.

As vendas do comércio caíram 5,9% em 2015, puxadas pela queda da renda, aumento do desemprego e pela falta de crédito, segundo aponta a pesquisa da Associação Comercial de São Paulo (ACSP).

“A crise do varejo é sentida por todo o país, porém, de forma mais intensa em São Paulo, já que o estado sofre de forma mais aguda os efeitos da retração da indústria.

No ano passado, a maioria dos ramos do varejo mostrou resultados negativos. Os maiores destaques partiram das concessionárias de veículos, cujas vendas caíram 17,3%, e das lojas de departamento, eletrodomésticos e eletroeletrônicos (-13,4%).

As vendas cresceram apenas nas farmácias e perfumarias (3,1%) e supermercados (0,6%).

Das 20 regiões analisadas pela pesquisa, as únicas que não registraram diminuição nas vendas em 2015, na comparação com 2014, foram o Alto Tietê (7%) e Presidente Prudente (0,1%).

A região Metropolitana Oeste e a região de Campinas tiveram as maiores quedas, de 9,6%. Na capital paulista, o recuo foi de 6,6%, frente a 2014.

No varejo restrito – que não inclui concessionárias de veículos e lojas de materiais de construção -, a queda foi menor, de  3,5% em 2015 frente a 2014.

Do G1