Com quase 200 atletas, Cotia vai em busca de conquistas nos Jogos Regionais

A delegação de Cotia começa a embarcar para a 61ª edição dos Jogos Regionais na próxima semana.

A competição acontece mais uma vez em São Bernardo do Campo a partir do dia 19 (quarta-feira). Em 2016, Cotia ficou na 5ª colocação geral da 2ª Divisão.

A participação cotiana acontece em 18 modalidades, entre elas o vôlei (foto) e disputará medalhas com outros 30 municípios da Grande
São Paulo e Baixada Santista.

A delegação tem 200 pessoas, sendo 30 da comissão técnica e 170 atletas. Entre as modalidades a serem disputadas estão atletismo (feminino e masculino), biribol (masculino), capoeira (feminino e masculino), futebol (masculino), futsal (masculino), ginástica rítmica (feminino), judô (feminino e masculino), karatê (feminino e masculino), taekwondo
(feminino e masculino), vôlei de praia (feminino e masculino) e voleibol (feminino e masculino).

Este ano a competição está mais acirrada, pois o regulamento mudou e as duas divisões irão disputar juntas.

Jogos
A competição é realizada pela Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude do Estado e visa desenvolver a prática esportiva nos municípios, que estão divididos em oito regiões esportivas, sendo a 1ª São Bernardo do Campo (da qual Cotia faz parte), 2ª Caraguatatuba, 3ª Lençóis Paulista, 4ª Americana, 5ª Sertãozinho, 6ª Andradina, 7ª Osvaldo Cruz e 8ª Sorocaba.
O torneio também é classificatório para os Jogos Abertos do Interior “Horácio Baby Barioni”, cuja data e local ainda não foram divulgados.

Neste ano, os Jogos Regionais contam com algumas novidades. O modelo de classificação por 1ª e 2ª divisões está encerrado. Cotia participava apenas da 2ª Divisão e as cidades mais fortes, aquelas que tinham atletas contratados de outras cidades e até mesmo da seleção, disputavam na 1ª. Porém, o vínculo entre atleta e município voltou a ser obrigatório. Assim, as contratações não podem mais ocorrer e a disputa segue mais justa, com os municípios em uma única divisão.

Pela primeira vez skate street e badminton farão parte das competições e vão se juntar a atletismo, atletismo ACD, basquete, biribol, bocha, ciclismo, capoeira, damas, futebol, futsal, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, judô, karatê, malha, natação, natação PPD, taekwondo, tênis, tênis de mesa, vôlei de praia, voleibol e xadrez.