Com 18 meses de atraso, 1ª estação da Linha 6-Laranja do Metrô começa a ser construída

É mais uma obra atrasada do governo Geraldo Alckmin (PSDB).

O governo de São Paulo deu início nesta terça-feira (22) à construção da Estação Freguesia do Ó, que vai integrar a Linha 6-Laranja do Metrô e ligar a Brasilândia ao Centro de São Paulo, até a estação São Joaquim.

Com área total construída de 11.560 m² e quatro andares subterrâneos, a estação será a primeira desta nova linha a ser erguida e já gerou 200 novos postos de trabalho. No pico da obra, previsto para acontecer entre 2017 e 2018, serão oito mil novos postos de trabalho diretos.

A execução da obra será feita pela Concessionária Move São Paulo. Nesta primeira etapa, que deve durar 14 meses, serão realizadas a escavação e contenção dos poços. O próximo passo é a escavação do corpo da estação. Só então é que a estação Freguesia do Ó vai receber o tatuzão e que será responsável pela abertura do túnel para os trens.

Governador inicia escavações da Linha 6 do metrôA linha fará interligação com a Estação São Joaquim, da Linha 1- Azul, no Centro da capital paulista. Mais de 600 mil passageiros devem circular pela linha diariamente. A promessa é que a linha seja entregue e inicie sua operação comercial em 2022.

Em 2011, o projeto da Linha foi alvo de polêmica após alguns moradores de Higienópolis se posicionarem contra a localização da Estação Angélica.

Inicialmente, o próprio governador havia dito que as obras teriam início no começo do ano passado. A declaração foi dada em janeiro de 2013 durante o lançamento do edital da concorrência internacional da PPP (Parceria Público Privada) da Linha 6. Posteriormente, o prazo de início foi prorrogado para julho de 2014.

Apesar da demora para o início das obras do Metrô, o governador negou que tenha tido qualquer atraso.

“Não teve atraso. A obra desse tamanho talvez seja a maior obra do país, quase R$ 10 bilhões. Uma PPP você tem que fazer engenharia, revestimentos, licitação, assinatura de contrato, desapropriações”, afirmou Alckmin.

De acordo com o secretário de Transportes Metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni, o contrato da PPP foi assinado somente em maio do ano passado. “O consórcio tinha um ano para iniciar as obras”, afirmou. Ele ressaltou que nesse período a empresa realizou o projeto executivo da obra.

No entanto, o atraso ocorreu após o governo ter sido obrigado a fazer uma nova licitação depois de não encontrar parceiros privados interessados em participar da concorrência pública devido aos imbróglios jurídicos envolvidos na desapropriação dos imóveis.

Desta forma, o governo acabou mudando o modelo de licitação e passou a arcar com os gastos das desapropriações, deixando a cargo da empresa vencedora apenas a responsabilidade de desapropriar e pagar com os recursos provenientes do estado. Antes, o consórcio é quem iria arcar com o custo.

O governo já gastou R$ 500 milhões com desapropriações, o que corresponde a 70% dos imóveis. As desapropriações devem estar concluídas para o início do primeiro semestre do ano que vem.

Trajeto
O trajeto terá 15,9 km incluindo pátios e 15 estações: Brasilândia, Vila Cardoso, Itaberaba – Hospital Vila Penteado, João Paulo 1º, Freguesia do Ó, Santa Marina, Água Branca, Pompeia, Perdizes, Cardoso de Almeida, Angélica – Pacaembu, Higienópolis – Mackenzie, 14 Bis, Bela Vista e São Joaquim. O governo projeta que 29 trens irão atuar ao longo do percurso. Ela fará conexão com outras linhas da CPTM e do Metrô, com a Linha 4-Amarela.

O percurso entre Brasilândia e São Joaquim, que hoje é feito em 90 minutos, passará a ser feito em 23 minutos.

O investimento previsto para a linha é de R$ 9,69 bilhões – metade disso sairá dos cofres do estado e a outra metade pelo consórcio vencedor da licitação.

Um comentário em “Com 18 meses de atraso, 1ª estação da Linha 6-Laranja do Metrô começa a ser construída

  • 22/09/2015 em 23:50
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    Oxe, em maio o governo paralisou as obras da extensão da linha 5 e agora começa a linha 6? que salada é essa?

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