Coluna espírita de Lucio Cândido Rosa: Que é Deus para você?

Deus é a Inteligência Suprema e Causa Primária de todas as coisas que existem no Universo. (LE, questão nº1)
A prova da existência Dele, está em tudo aquilo que não foi construído por nós, seres humanos.
Essa certeza se confirma em toda a harmonia que rege o Universo, e a existência de Deus, para nós, não é um sentimento adquirido pelo conhecimento ou revelação de fatos, mas é algo que trazemos em nossa consciência.
Assim é também com os seres primitivos e selvagens.

Quanto à Natureza de Deus, não temos a capacidade de entendimento, porque falta-nos evolução moral e elementos suficientes para total compreensão. Porém, se pelo raciocínio não podemos compreender toda sua essência, pelo menos, temos condições de conhecer seus atributos, através de suas obras.
Criamos ideias errôneas de como Ele é. Religiões cheias de dogmas, outras com convicção de que existem vários deuses governando o Universo, ou que Deus é ciumento, colérico, imparcial e vingativo! Isso tudo, baseado no princípio de que fomos criados à imagem e semelhança Dele.

Como somos materialistas, invertemos a ordem das coisas: Deus é semelhante a nós, e não nós a Ele.
Somos a imagem de Deus em Espírito, somos uma centelha divina, como sempre ouvimos falar, e, semelhantes em todas as suas virtudes, cujas sementes estão dentro de cada um de nós.

O crivo de nossa razão nos diz que:
– Ele é eterno, porque não teve começo e nem terá fim;
– É imutável, não está sujeito a mudanças, senão as Leis que regem o Universo não teriam estabilidade;
– É imaterial, ou seja, sua natureza é diferente de tudo que conhecemos como matéria;
– É único, não havendo portanto, outros deuses além Dele, pois se assim fosse, toda a organização do universo estaria prejudicada, por haver vários soberanos com ideias diferenciadas;
– É justo, pois todas as suas Leis se revelam em Amor incondicional;
– É bom, o que exclui a possibilidade de sentimentos inferiores ou atitudes que O diminuam ou anulem Sua providência (ação pela qual conduz os acontecimentos);
– É onipresente. Está em todo lugar, tudo vê, tudo preside, em tudo atua, nas maiores ou menores causas. E, está presente em todas as coisas.
É nisso que constitui Sua existência.
O que não podemos mais fazer, é ficar criando um Deus à nossa semelhança e imagem.

Deus preenche todo o Universo com Sua Essência, com Sua Soberana Sabedoria.
Tudo está oculto no Fluido Cósmico Universal, origem de todas as coisas.
Para os incrédulos, Sua ação se estende única e exclusivamente pelas Leis Gerais que regem o Universo, e que agimos sem que Ele se manifeste.

Criamos um Deus isolado e limitado, sentado no Seu trono de glórias, observando nossas ações e nos enviando ao céu, purgatório ou inferno.
Acreditamos que Ele está perdido na imensidão dos céus e que Suas faculdades são limitadas. Porém, Ele atua através de Seus mensageiros e leis, nos auxiliando. Já tudo de ruim que nos acontece, é por causa do mau uso de nosso livre-arbítrio e escolhas.
Deus preenche todo o Universo em Essência, assim como nosso Espírito preenche todo nosso corpo físico, através do perispírito, utilizando a força do pensamento.

Sua presença é inevitável em todo Universo. Não há um ser que não esteja mergulhado Nele.
Estamos constantemente em Sua presença, nenhuma de nossas ações pode ser escondida Dele. Nosso pensamento está em contato com Ele, por isso que se diz: – “Deus lê nas profundezas de nossa alma”.
Para entendermos melhor a Sua ação, Ele não precisa olhar do alto, e nossas preces não precisam ser aos gritos, pois Ele está sempre ao nosso lado.

Assim acontece com toda humanidade, Deus analisa cada um em particular.
Escapa-nos sua natureza íntima, como o conhecimento sobre a eletricidade, o calor, a gravidade, etc.
Nada nos impede de ficar imaginando um foco de luz abençoando Universo, em comparação com nosso Sol. O que não podemos afirmar é que Ele está fixo num ponto do Universo.

Se um simples Espírito, como o nosso, pode estar em dois lugares ao mesmo tempo, através da mediunidade da Ubiquidade, por que não pode Deus preenchê-lo através de seu amor infindável?
Mas, se Ele está em toda parte por que não podemos vê-Lo?
Iremos vê-lo após a morte?
Já dissemos que Deus está presente em todas as coisas.
Pensemos. Nossos órgãos dos sentidos materiais, têm uma percepção limitada, por isso não podemos vê-Lo. Porém o motivo não é esse.

Os Espíritos, por nós considerados superiores, não conseguem vê-Lo, mas mesmo assim, tem plena certeza de que Ele existe, sua percepção espiritual é aguçada, sem o envoltório carnal.
Baseado nisso, diremos que não o veremos após a morte.
Mediante essas considerações, devemos entender que Deus existe. Disso não podemos duvidar.
Sendo assim, a Essência Espiritual não pode ser percebida, só sentida, mesmo o corpo físico sendo limitado.
Sua assistência se estende sobre tudo e todos proporcionando sempre o bem.
Esperemos ser dignos de seu auxilio e compreensão.
Conclusão: “Estamos Nele e Ele está em nós”, segundo as palavras do Cristo.
Muita paz a todos!

* Lucio Cândido Rosa escreve quinzenalmente sobre espiritismo e espiritualidade no Jornal Cotia Agora. Quer enviar sugestão de algum tema para que ele aborde? Envie para o email [email protected]