Coluna espírita de Lucio Cândido Rosa: Flagelos Destruidores (coronavírus)

Quando estudamos o Livro dos Espíritos, vamos nos deparar com este subtítulo: – Flagelos Destruidores.
Ele faz parte das Leis Naturais: Da Lei da Destruição.

A primeira questão desse subtítulo, fala sobre a finalidade de flagelos destruidores da humanidade permitido por Deus, como as pragas, pestes, guerras…

E, a resposta dos Espíritos é imediata: – “Para fazê-la progredir mais depressa”. A destruição é necessária para a nossa regeneração moral, em cada existência.
Para nós, cada situação conflitiva é um flagelo, pelos efeitos do prejuízo que elas causam. Questiona ainda, se Deus não poderia ter outros meios para o homem progredir.
A resposta e foi positiva. Ele nos proporciona meios para progredir, pelo conhecimento do bem e do mal.
Mas, o homem não se aproveita desses meios, então é necessário que seja castigado no seu orgulho, sentindo-se fraco diante das adversidades da vida.

Nessa batalha, os considerados bons também perecem (e acreditamos que isso é injusto, porque somente pensamos no tempo presente e na matéria) … Esquecemos que já passamos por outras encarnações e ainda temos “contas a acertar” com a espiritualidade.
Deus ama a família humana, indica caminhos para sua evolução. A consciência planetária tem que fazer parte de nossas ações diárias.

Há necessidade de nossa regeneração moral, pois estamos entrando em uma nova era, a era da transição do planeta de Provas e Expiações para o mundo de Regeneração. Devemos mudar o modo de olharmos a vida e nos comportarmos diante dela.
Deixarmos de ser egocêntricos, orgulhosos, preconceituosos, deverá ser a nossa meta. Evitemos essas competitividades que não nos levam a nada, disputas ferrenhas que tem início em nossas famílias e terminam em larga escala, nas geras entre países.

Aparece em nossas vidas, um vírus minúsculo, invisível a olho nu e que vêm apavorar a todos, principalmente os de poder político, econômico…
Não perdoa, nem aos ricos, nem aos pobres espalhando terror, doença, que poderá levar até à morte. A pandemia nivela todos na sua insignificância, na sua precariedade.

Ela veio para que aprendamos a nos cuidar, a cuidar de nosso ambiente, cuidar do outro também, porque se ele adoecer, poderá nos transmitir essa terrível doença.
Na verdade, agora não é hora de nos rebelarmos contra as orientações dos governos, dos médicos, secretários de saúde, sanitaristas e demais orientadores, que passem informações idôneas e de utilidade pública.
Fugir dos fakenews, dos inoperantes, que estão aí somente para desestabilizar a população, causando medo e até mesmo a morte àqueles que se apavoram com a situação.

A calma, a disciplina, o bom senso, serão os melhores conselheiros neste momento. Que nossa participação possa ser ativa e positiva no combate à “coronavírus” e qualquer outro vírus que possa aparecer.

Como cidadão, teremos nossa missão cumprida e como cristãos, demonstraremos realmente o nosso amor ao próximo.
Precisamos viver como seres da raça humana e não como animais ferozes, devorando uns aos outros.
É hora de aprendermos a humildade, a fraternidade, a solidariedade, a piedade, a caridade, enfim nos devotarmos à prática do bem.

Essas calamidades aparecem desde a formação do planeta. Todas as frustrações e aflições são lições diárias da vida para nosso crescimento.
O planeta terra é uma escola, e agora enfrentamos a prova final, para muitos mostrarem o que realmente aprenderam.
É hora de ocuparmos nosso tempo no isolamento, meditando e pedindo a Deus, em sua infinita misericórdia, que nos de saúde, discernimento e forças para passarmos por essa provação.
Temos a proteção de Nosso Pai maior, de Jesus o nosso Governador Planetário e de toda a Espiritualidade presente em nosso orbe, solicitamos confiança e muita oração para reagirmos com tranquilidade. Não sejamos irresponsáveis.

Socialmente e moralmente temos dever de apoiar todas as medidas necessárias para a saúde geral. A única vacina é a junção da informação, do amor incondicional, e os cuidados que precisamos ter ou tomar.

“Não cai uma única folha da árvore sem o senhor permitir”.
Confiemos e oremos.
Menos medo!
Mais cuidado, respeito e responsabilidade em todas as nossas ações.
Muita paz!

* Lucio Cândido Rosa escreve quinzenalmente sobre espiritismo e espiritualidade no Jornal Cotia Agora. Quer enviar sugestão de algum tema para que ele aborde? Envie para o email [email protected]