Espiritismo com Lucio Cândido Rosa: Finalidade do Evangelho no Lar

Caro Leitor!
O hábito de praticarmos e estudarmos juntos o Evangelho no Lar, não é uma criação da Doutrina Espírita.
Nos tempos de Moises, o povo já era orientado a reservar um espaço para estudar sobre Deus e a realidade espiritual.

Esse momento tão sublime foi sugerido por Jesus, em visita à casa de Pedro, onde se reuniam os Apóstolos, como nos revela o Espírito Néio Lucio, no livro: “Jesus no Lar” – psicografado por Francisco C. Xavier.
Nesses encontros, o Mestre ensinava a estudarem os Pergaminhos Sagrados e, a valorizarem o tempo no diálogo fraterno do aprendizado.

Na atualidade, a Doutrina dos Espíritos vem recuperar a sugestão de Jesus, para essa prática dentro de nossos lares, como terapia fundamental na sustentação e recuperação do ambiente.

São pequenos momentos (15 a 20 minutos no máximo), de profundo valor espiritual, renovando sentimentos, hábitos, ações, melhorando de forma significativa a convivência familiar dentro e fora do lar.
Esse encontro poderá ser feito com leitura do Evangelho Segundo o Espiritismo (codificado por Allan Kardec), a Bíblia Sagrada e livros como Pão Nosso, Vinha de Luz, etc….

Hoje em dia é difícil a família reunir-se por alguns minutos, devido às conquistas tecnológicas como: celular, televisão e a internet.
Elas chegaram como um meio de comunicação para aproximar as pessoas, porém o efeito parece ser contraditório, afastou-as ainda mais, promovendo separação, isolamento daqueles que estão próximos fisicamente.
A proposta aqui é reunir os familiares (quando possível), pelo menos uma vez por semana, sem obrigar a ninguém a tomar conhecimento da Boa Nova trazida pelo Cristo.

Não se trata de um ritual ou culto religioso, mas uma oportunidade de vivência rica de paz, elevação, amor e alegria, onde todos poderão participar sem formalidade alguma, esforçando-se para manter o pensamento elevado e o coração confiante na importância do momento.

Essa reunião terá um dia e um horário específico na semana, para a leitura e troca de ideias sobre os ensinamentos Cristãos.
Essa leitura de ser feita em voz alta, para que encarnados e desencarnados possam ouvir a nossa voz, pois os Espíritos menos evoluídos que ali estão, não conseguem ler nossos pensamentos.
O Espírito de Joanna de Angelis, através da psicografia de Divaldo Franco, no Livro: “S.O.S. Família”, nos diz o seguinte: A casa que permanece em oração, pelo estudo Cristão no lar, tem a festiva oportunidade de conviver algumas horas com os Espíritos de Luz, que virão nos ajudar nas provações purificadoras, em nome do Benfeitor Espiritual daquela família. É uma parceria feita que só nos traz benefícios.

E incalculável os benefícios da oração, pois cada prece do coração, constitui emissão eletromagnética de elevado poder. E, o Evangelho no Lar não é só uma oportunidade de iluminação interior, mas também processo avançado de defesa exterior, pela claridade espiritual que emana em torno de nossa casa.
No caso em que qualquer membro da família não queira participar, façamos sozinhos em qualquer cômodo da casa, provavelmente com a participação de nosso Protetor Espiritual, Jesus nosso irmão maior e demais amigos espirituais que participam de nosso dia – a – dia.
Se chegar uma visita nesse exato momento, poderemos convidá-la a participar, esperar um pouco até que terminemos ou se possível voltar um pouquinho mais tarde.

A participação de nossas crianças será de grande valia, pois ali estaremos educando-os na moral cristã, contribuindo para o futuro da nossa humanidade. Esses ensinamentos deverão ser adequados à linguagem infantil.
Também não há impedimento algum em ter a participação de nossos animais de estimação nesse momento de prece.
Para maiores informações, qualquer casa Espirita especializada nessa prática, poderá ensinar como se faz o Evangelho no Lar, ou poderá obter informações em livros especializados.
Muita paz a todos!


* Lucio Cândido Rosa escreve quinzenalmente sobre espiritismo e espiritualidade no Jornal Cotia Agora. Quer enviar sugestão de algum tema para que ele aborde? Envie para o email [email protected]