Espiritismo com Lucio Cândido Rosa: “Erraticidade”

Caro Leitor!

Por muito tempo acreditava-se que morrendo tudo se acabaria. Depois, que ficaríamos dormindo por um longo tempo aguardando o dia do juízo final. Um pouco mais à frente acreditávamos que iríamos para o purgatório, céu ou inferno conforme as ações praticadas.

Com advento do Espiritismo, uma nova realidade sobre a vida após a morte e, bem mais aceita pelo crivo de nossa razão.

A doutrina informa-nos que, como ainda estamos em evolução, precisamos estar indo e voltando da espiritualidade, ou seja encarnando e desencarnando no mundo material.
Sendo assim quando morremos, entramos num estado chamado erraticidade, onde ficaremos por algum tempo esperando a oportunidade para reencarnar.

Nesse local estaremos vivendo a vida espírita, numa condição feliz ou infeliz, conforme o desenvolvimento individual de cada um de nós, na última existência como encarnado.
Ficaremos ali fazendo um balanço da última encarnação, procurando meios para reparar aquilo que for necessário, para alcançar a felicidade eterna.

Será um local de constante aprendizado, que virão em forma de estudo, observações feitas nos lugares a que formos chamados a frequentar, palestras instrutivas com Espíritos superiores, etc.
Consequentemente, todo aquele aprendizado recebido deverá ser colocado em prática em uma nova vida corpórea.

O tempo que permanecermos lá, estará de acordo com a nossa vontade de aprender, decidir voltar ou ser obrigado a vir de forma compulsória, perdendo assim nesse caso, de forma momentânea, nosso livre-arbítrio por não querermos reencarnar no momento estipulado por Deus.

Isso poderá acontecer em função de ainda conservarmos as paixões inferiores, que nos aprisionam a um passado doloroso.
Estando em condições de programar uma nova encarnação, poderemos convidar ou seremos escolhidos, a viver com aqueles que nascerão ao nosso lado, para termos a oportunidade de fazermos os reparos necessários nas condições afetivas, psicológicas, etc….

E ainda, como será a constituição de nosso corpo físico, se estaremos providos ou não de bens materiais.
Feito tudo isso, nos dirigiremos ao departamento reencarnatório na espiritualidade, para que a nossa proposta seja aceita depois de uma análise profunda, a respeito dos prós e contras daquilo que escolhermos.

Em um segundo plano, seremos chamados a uma conversa para entrarmos num acordo, referente às escolhas feitas, sendo questionados se estaremos capacitados ou não a suportar a prova escolhida.
Caso venhamos a insistir naquilo que escolhermos, o nosso livre-arbítrio será respeitado. Poderemos até mesmo escolher o espermatozoide com a deficiência ou característica que desejamos para nova encarnação.

Uma grande equipe irá nos assessorar até o momento de nosso nascimento em um novo corpo.
A partir daí passaremos por um processo de esquecimento do passado, para que as lembranças não sejam um entrave em nossa caminhada.

Isso nos dará o entendimento de toda adversidade que existe em nosso mundo tanto na condição física como espiritual.
Através de todo esse processo ficará claro para nós, a justiça de todas as aflições que passamos em vida, entendendo o quanto Deus é misericordioso, em nos deixar escolher as nossas provas ou impô-las quando assim se fizer necessário.

Entendendo tudo isso, não amaldiçoaremos mais a Deus, à vida, o nosso pai ou nossa mãe por termos nascido.
Em relação aos nossos entes queridos que lá irão ficar, estarão sempre na torcida para que atinjamos todos os objetivos, alegrando-se quando isso acontecer, entristecendo-se quando a oportunidade for negligenciada.

Quanto àqueles desafetos que lá deixarmos, poderão insistir em nos cobrar quaisquer atitudes erradas que tivermos. Porém, se através dessa nova encarnação, procurarmos mostrar nossa vontade de acertar ou reparar os erros cometidos, através do sacrifício, obteremos a proteção divina.

Poderemos melhorar a nós mesmos moralmente, ajudando àqueles que estão a nossa volta a quererem melhorar-se (encarnados ou desencarnados).
Concluindo, aproveitemos todas as oportunidades que temos para melhorarmos, compreendendo o tamanho de nossas responsabilidades dentro de todos os compromissos assumidos na erraticidade antes de reencarnar.

Um ano com muita luz!

* Lucio Cândido Rosa escreve quinzenalmente sobre espiritismo e espiritualidade no Jornal Cotia Agora. Quer enviar sugestão de algum tema para que ele aborde? Envie para o email [email protected]