Lucio Cândido: Mandamentos da Lei de Deus – O 4º mandamento – Honrai pai e mãe

Na época em que Jesus esteve encarnado entre nós, o quarto mandamento da Lei de Deus era transmitido da seguinte maneira: “Honrai vosso pai e vossa mãe, a fim de viverdes longo tempo na terra, que o Senhor vosso Deus vos dará”.
Realmente, os judeus preocupavam-se muito mais com a vida terrena do que com a espiritual (que só começou a despertar com o Evangelho de Jesus), por isso essa promessa de vida longa e feliz ainda neste plano.

Honrai. Quis Deus mostrar um dever maior para com os pais: – o da piedade filial.
Preconizou que ao amor, deve-se juntar o respeito, a atenção, a submissão e a condescendência, o que envolve a obrigação de cumprir-se com eles, de modo mais rigoroso, tudo o que a caridade ordena relativamente ao nosso próximo.
Todo esse amor filial, o respeito, também deverá ser devotado àqueles que fazem o papel de pai e de mãe.
Alguns filhos, que são adotados fazem da vida de seus pais um verdadeiro calvário. Desfecham contra eles toda revolta que sentem por seus pais biológicos, sem se importarem com seus sentimentos.

Foram aceitos com muito amor, são chamados “filhos do coração”, diferente muitas vezes, de filhos vindos “por acidente”, sem aceitação, sem amor, sem querer…
Por isso milhões de abortos provocados, impedindo a vinda de Espíritos necessitados da oportunidade de evoluir…
Honrar pai e mãe consiste em amá-los, respeitá-los, proporcionar-lhes uma velhice digna, assisti-los em suas necessidades, como sempre fizeram com seus filhos.

Para os pais, eles são sempre crianças e sua preocupação é maior do que consigo mesmos.
Muitos acham que cuidar de seus genitores é oferecer-lhes o estritamente necessário para não morrerem de fome. A preocupação é mínima. Ficam isolados em seus quartos, às vezes em edícula, no fundo do quintal ou em asilos, quando chega a velhice.
Dizem que seus pais estão bem cuidados no asilo, e em segurança!

Mas a sua presença, a presença dos netos e demais familiares é muito importante nessa fase da vida.
Além de estarem fora do ambiente em que conviveram a vida toda, ainda não contam com o carinho da família, presente em suas longas horas de isolamento.

Eles não cobram nada mais do que o amor e a presença dos seus entes queridos.
Na maioria das vezes, em um asilo estão melhor cuidados do que sozinhos em casa, sem condições de vida ativa, mas não se pode esquecê-los lá, isolados do mundo.
Para a doutrina espírita, a família representa o bem maior da humanidade. É nela que vamos encontrar todo ensinamento necessário para nossa evolução.

Há dificuldades de relacionamento, cada um é um indivíduo, mas o lar é o lugar ideal para acertos e reconciliações.
Há dois tipos de família: uma biológica, outra espiritual. E de acordo com a necessidade de cada um a espiritualidade auxilia na organização das mesmas.
Na família espiritual há muita harmonia, todos se entendem e se completam. Na família biológica há os acertos de contas e resgates necessários.

Na família espiritual, muita afinidade e entendimento. Na biológica é preciso muito equilíbrio, boa vontade, paciência e amor para superar todas as dificuldades.
No planeta Terra encontram-se famílias bem estruturadas que são missionárias, e que servem como exemplo para as demais. Vêm com o intuito de auxiliar e orientar àqueles que ainda estão em fase de acertos e estruturações.
Deus confiou aos pais terrenos os seus filhos, para serem educados e amados. Não havendo aceitação, irá ocorrer desavenças, perdendo assim a oportunidade bendita para que isso aconteça, projetando para o futuro outra encarnação, solicitando uma nova oportunidade.

Dia 1º de outubro, dia internacional do idoso, é uma data para que todos se lembrem que todo idoso merece respeito, sejam eles: pais, avós, parentes, amigos, ou moradores de rua, não se sabendo se algum dia, eles foram ou serão nossos pais ou filhos em outras existências.

Numa passagem da bíblia, quando Jesus estava reunido com os apóstolos e pessoas do povo, Maria e seus irmãos o procuravam.
O mestre sabiamente questionou: – Quem são minha mãe e meus irmãos? Não que ele duvidasse da natureza de Maria e de seus irmãos, apenas exortava que através das encarnações, poder-se-ia ser pais ou irmãos uns dos outros.
A doutrina espírita é educadora, esclarecedora e consoladora. E, é através dela que muitas situações que parecem complicadas poderão ser vistas com mais discernimento.
Muita paz a todos!

* Lucio Cândido Rosa escreve quinzenalmente sobre espiritismo e espiritualidade no Jornal Cotia Agora. Quer enviar sugestão de algum tema para que ele aborde? Envie para o email [email protected]