Coluna do Dr. Danylo, cirurgião dentista: Quarentena e ansiedade

Estamos passando por um período, até poucos meses, inimaginável. De repente tudo mudou, a forma de interagir com as pessoas que amamos, a forma de trabalhar e até mesmo simples ações do cotidiano. O Coronavírus, causador da Covid-19, impôs um novo normal para todos, e como medida de prevenção, muitos de nós, quando possível, temos que ficar em casa, de quarentena.

Já são aproximadamente 3 meses que a rotina de muitas pessoas mudou completamente, já que quase não saem de casa. Quando se liga a televisão as notícias, em sua maioria, giram em torno do Coronavírus. Existem incertezas com relação à economia e a preocupação com o orçamento e a saúde, é uma realidade para muitas famílias. Todo esse cenário contribui para que as pessoas fiquem mais ansiosas.

Ansiedade e Bruxismo

A ansiedade, quando não controlada , pode desencadear uma série de alterações comportamentais, algumas delas têm relação com a odontologia. Não raro, muitas pessoas durante períodos de tensão começam a ranger os dentes durante o sono (bruxismo noturno), outras ainda durante o dia, no período de vigília, quando se dão conta estão apertando os dentes ou contraindo a bochecha contra os dentes, o que pode ser denominado ‘’Bruxismo Diurno’’.

O bruxismo pode causar desgastes nos dentes, fratura de restaurações, sensibilidade dentária, dores musculares, dores de cabeça, problemas na ATM (articulação temporo-mandibular), agravamento de problemas periodontais (gengiva e ossos ao redor dos dentes), entre outras complicações de ordem bucal. Tais problemas podem ser controlados com um diagnóstico correto, como o tratamento e acompanhamento feito pelo cirurgião-dentista. Em algumas situações, há a necessidade de tratamento multidisciplinar com outros profissionais, como médicos, fisioterapeutas e psicólogos.

Hábitos Alimentares (Doces) x Quarentena

Quem não gosta de comer um doce ou um chocolate após uma refeição?
Esse é um hábito da grande parte da população, que se feito de forma moderada e com a posterior higienização dos dentes, não é um problema. Entretanto, nesse período de quarentena, a ansiedade leva muitas pessoas a consumirem uma quantidade exagerada e frequente de doces e guloseimas.

É consenso entre médicos e nutricionistas, que uma dieta rica em açúcares e pobre em vitaminas (presente nas frutas, legumes e verduras) não é nada saudável. Na odontologia, estudos demonstram que o açúcar e os carboidratos são os alimentos mais cariogênicos, ou seja, têm um maior potencial de desenvolver cárie nos dentes.

Não há a necessidade de deixar de comer um doce, chocolate ou alguma guloseima que tanto agrada nossos paladares, mas que esse consumo seja feito de forma inteligente, com quantidade e frequência moderadas. Soma-se a esse cuidado a necessidade de manter uma higienização adequada da cavidade bucal, que vai além da escovação dos dentes, mas consiste também no uso do fio dental e escovação da língua, após todas as principais refeições.

Quando se fala em escovação dos dentes e uso do fio dental, logo se pensa em evitar cárie dental. Entretanto, estes cuidados de higiene bucal também previnem muitos outros problemas, como o mau hálito, a gengivite (inflamação da gengiva), a periodontite (inflamação dos ossos ao redor dos dentes – que pode causar o amolecimento dos dentes), entre outras.

Consulta Odontológica

Muitos pacientes questionam se podem passar por uma consulta odontológica durante este período de quarentena, os serviços prestados pelo cirurgião-dentista são considerados essenciais. Dores nos dentes, fraturas dentais, sintomas do bruxismo, sensibilidade dental, sangramento gengival, entre muitos outros problemas de saúde bucal necessitam ser tratados. Em sua maioria, há a necessidade de se fazer uma visita ao consultório ou clínica odontológica para que seja feita alguma intervenção.

Os consultórios e clínicas vêm se adaptando para oferecer o tratamento mais seguro possível, já sendo prática comum aos dentistas as orientações das autoridades sanitárias, que visam não só a prevenção da Covid-19, como também de diversas outras doenças contagiosas. Algumas situações, como orientações de higiene e sobre como proceder em determinadas situações, podem ser orientadas pelo dentista via telefone, pelo WhatsApp ou através das redes sociais.

É preciso, manter a mente saudável, procurar realizar alguma atividade física (mesmo apesar da limitação de espaço físico), manter uma alimentação balanceada e não descuidar das práticas de higiene bucal, como escovação e uso do fio dental. Nos casos de dor, consulte seu dentista e se necessário passar por consulta, o profissional tomará todos os cuidados necessários. Acima de tudo, devemos ser positivos, acreditar que juntos venceremos essa situação e que tudo isso #vaipassar.

*Dr. Danylo Dias Araújo (CRO/SP 97.316) é cirurgião dentista com clínica no Centro de Cotia e escreve no Jornal Cotia Agora. Centro Odontológico Dr. Danylo (CRO /SP 21.664) fica na Rua Senador Feijó, 28 – Centro – Cotia (em cima da ótica Kika e ao lado do Central Shopping) – Telefone: 4148-0996 – email: [email protected] – Aberto de segunda a sexta-feira das 8h30 às 19h e sábados das 8h às 17h.

Site: https://drdanylo.com.br/ – Acesse as redes sociais. Instagram: https://www.instagram.com/dr.danylo/ e Facebook: https://www.facebook.com/Dr.Danylo/Whatsapp