Coluna do Dr. Danylo: Atendimento odontológico à crianças – Parte 1

Neste mês em que se comemora o Dia das Crianças, vamos abordar o atendimento odontológico infantil, pois ainda hoje, existem muitas dúvidas, por exemplo: Quando devo levar meu filho(a) ao dentista? Se faz tratamento de canal em dente de leite? Só se usa aparelho depois de “trocar” todos os dentes? Qual a melhor pasta de dente para crianças? É preciso aplicar flúor? Por que devo restaurar o dente, se ele vai trocar? Estes são alguns de muitos questionamentos de pais e responsáveis que tentaremos esclarecer nestas linhas.

O CUIDADO COM A SAÚDE BUCAL DEVE COMEÇAR CEDO
Mesmo antes do nascimento dos primeiros dentes do bebê, que ocorre ao redor dos 06 meses, é preciso higienizar a boca ao menos 2 vezes ao dia. Essa higienização pode ser feita com uma gaze limpa, pois evita o acúmulo de leite ou papinhas na gengiva. Assim que surgem na boca os primeiros dentinhos, deve-se realizar a escovação, para essa fase, existem escovas que podem ser adaptadas ao dedo (dedeiras), que auxiliam os pais na higienização bucal do bebê.

Nos primeiros anos de vida, o ideal é que se use pasta de dente sem flúor, pois nesta fase as crianças não costumam cuspir a pasta e acabam a engolindo. Esse fato acarreta o excesso de flúor no organismo, podendo causar fluorose (alterações na formação dos dentes permanentes) e, quando isso ocorre, os dentes permanentes nascem com manchas esbranquiçadas, em alguns casos com má formação, o que compromete a estética e a resistência.

A escovação em crianças, principalmente com idade inferior a 06 anos de idade, deve sempre ser supervisionada pelos pais, uma vez que a criança nesta idade ainda não desenvolveu coordenação motora para realizar a escovação dos dentes corretamente. O fio dental também deve ser usado após as refeições, para evitar o desenvolvimento de cárie entre os dentes, esse deve ser sempre utilizado com a ajuda dos pais, por ser mais difícil seu uso.

Centro Odontológico Dr. Danylo atende adultos e crianças. Para elas, há o espaço kids

QUANDO DEVO LEVAR MEU FILHO(A) AO DENTISTA?
É comum que muitos pais levem seus filhos ao dentista após queixas de dores. Entretanto, o ideal é que se procure o dentista para uma consulta assim que os primeiros dentes começarem a nascer, pois há muitas orientações quanto a saúde bucal que os responsáveis desconhecem, como: O melhor tipo de escova, qual a pasta de dente ideal, os alimentos que podem causar cáries, entre outras informações. Existe uma especialidade na odontologia chamada odontopediatria, que se dedica a saúde de bucal das crianças.

CÁRIE DE MAMADEIRA
No período entre 01 à 04 anos é frequente a famosa cárie de mamadeira. A criança chega ao consultório, na maioria das vezes, sentindo dor e com cáries nos dentes. Isso ocorre porque a criança mama (mamadeira) e os pais não fazem a higienização da sua boca antes de dormir. Normalmente adiciona-se achocolatados no leite, o que potencializa a formação de cárie dentária, devido a quantidade de açúcar presente nestes alimentos.

CHUPAR DEDO OU CHUPETA
O uso de chupetas e mamadeiras por bebês e crianças é um hábito comum, normalmente as chupetas são oferecidas pelos pais para acalmar o bebê, o que, em um primeiro momento, não é prejudicial. O uso de mamadeiras nos primeiros anos, em muitos casos, é necessário, apesar de ser recomendado o aleitamento materno pelo maior período possível.

O grande problema é quando esse hábito se estende após os 04 anos de idade, que além de causar problemas quanto ao posicionamento dos dentes, pode causar problemas no desenvolvimento dos ossos da boca, como atresia do palato (céu da boca estreito), deficiência de desenvolvimento da mandíbula (queixo para trás), mordida aberta anterior, dificuldade respiratória e de dicção (fala). Por isso, o uso de mamadeira e chupeta deve ser suspenso até os 04 anos de idade.

HÁBITOS SAUDÁVEIS E EXEMPLO DOS PAIS
Levar as crianças para atendimento odontológico desde cedo é muito importante, pois evita o desenvolvimento de problemas bucais, sendo o principal deles a cárie. É muito mais fácil e menos traumático para as crianças a realização de procedimentos de prevenção, como limpeza e aplicação de flúor, do que procedimentos mais complexos e demorados, como restaurações, tratamento de canal ou extrações dentárias. Durante consultas de orientações e de procedimentos preventivos, é possível trabalhar a parte lúdica da criança, brincando e tornando a consulta um momento agradável. Atitudes assim também evitam que a criança se torne um adulto com fobia de ir ao dentista no futuro.

Melhor que pedir para uma criança escovar os dentes, é escovar ao lado dela, crianças aprendem melhor pelo nosso exemplo. De nada adianta falar que ela deve se comportar no dentista, se sempre comentamos ao lado dela que morremos de medo de entrar no consultório. Crianças são espertas e aprendem rápido, o exemplo dos pais é a melhor forma de educar, oferecer acompanhamento odontológico desde cedo é cuidar da saúde dos filhos. O presente que ganhamos com isso é um lindo sorriso!

Centro Odontológico Dr. Danylo (CRO/SP 21.664)
Rua Senador Feijó, 28 – Centro – Cotia (em cima da ótica Kika e ao lado do Central Shopping)
Telefone: (11) 4148-0996
Aberto de segunda a sexta-feira das 8h30 às 19h e sábados das 8h às 17h
Responsável técnico: Dr. Danylo Dias Araújo (CRO/SP 97.316)