Coluna de Simone Casemiro: A depressão e a mulher moderna

A pergunta que ronda a cabeça de toda mulher é, como eu vou dar conta de tudo?
E a resposta é muito simples: Não tem receita, porque na verdade, não tem como você dar conta de tudo!
A pressão sobre nós é muito grande, precisamos ser: mães, esposas, filhas, donas de casa, trabalhar fora, fazer atividade física, cuidar do espírito… e muito mais.

Algumas de nós, que não são casadas, temos uma pressão ainda maior, pois temos nas costas o peso de sermos responsáveis pela educação dos filhos, o sustento financeiro da casa, estudos, saúde física e mental deles.
Ou seja, não importa se você é solteira ou casada, se você ficar se cobrando em ser perfeita e dar conta de tudo, com certeza terá sérios problemas emocionais e físicos, como depressão, ansiedade, fobias, pânicos.

Não somos máquinas com botões de liga e desliga, por mais que muitas vezes nos comportamos como tal.
Em meio a todas as suas rotinas diárias, se esforce para tirar alguns minutos para você, fazer uma leitura, uma caminhada, terapia, ouvir uma música, meditação, não importa o que você escolha, mais se permita ter alguns momentos só seus.
Se você for mãe solteira e não tiver um companheiro para te ajudar nessa tarefa, peça ajuda a uma amiga, um familiar, talvez colocar as crianças em um período curto em uma creche… peça ajuda!

A meta é ser você mesma, encarar os desafios com Fé e principalmente se permitir errar e recomeçar.
Você merece e pode sim ser uma mulher feliz e realizada!

*Simone Casemiro é colunista do Jornal Cotia Agora. É administradora de empresas, gerente de pizzaria, fotógrafa de eventos, gestora de liderança e escritora.