Coluna de Rafael Oliveira mostra a Horror Expo 2019

Está chegando à festa do Halloween e muitos eventos e atividades vão surgindo nesta época do ano, A Horror Expo realizou sua primeira edição no Pavilhão do Anhembi em São Paulo, o evento contou com bate-papo, atrações musicais, jogos e games, maquiagens artísticas e claro filmes de terror.

Existe uma grande cultura de Halloween nos EUA, mas aqui no Brasil só há pequenos eventos voltados a essa temática, filmes de Terror e séries são um sucesso no Brasil deste de sempre, mas a proposta do evento é ganhar um mercado tão importante e em crescimento.

Nesta última sexta-feira (18) a convenção trouxe atrações como Naomi Grossman de “American Horror” Story), Lochlyn Munro, de “Riverdale”, e o roteirista Mick Garris, de filmes como “Sonâmbulos” (1992) e “Abracadabra” (1993).
A Horror Expo também contou com um escape room, jogo de imersão cujo o objetivo era desvendar um enigma para sair de algum apuro. Por ali, marcam presença dois desafios, em um deles o visitante se vê preso em uma cadeira de choque, e, no outro, uma dupla fica presa a um barril explosivo.

Outra atração foi o Museu dos Monstros, com labirintos mal-assombrados de personagens e cenários das produções do cineasta Rodrigo Aragão, com zumbis e monstros de filmes como “Mangue Negro” (2008) e “A Noite do Chupacabras” (2011).

No domingo (20), foram diversas atividades do gênero. Do cinema e da TV um dos convidados é o cineasta Mick Garris, parceiro de Steven Spielberg, Stephen King e Michael Jackson, que dirigiu alguns clássicos do terror para cinema e TV, como “Psicose 4” e a minissérie “O Iluminado”.

Experiências
A assustadora boneca Annabelle original, usada nas filmagens da franquia “Invocação do Mal”, ficou em exibição no estande da Warner. O espaço também possuía uma prévia do filme “Doutor Sono”, continuação de “O Iluminado”, mas não com cenas e sim dois cenários do longa, levando o visitante para o universo do adulto Danny.

Em homenagem a labirintos como o tradicional Castelo dos Horrores, que por anos assombrou o Playcenter, o local foi recriado na exposição, para alegria dos saudosistas.

Destaque também para uma área batizada como ‘Horror Artists’ Pavilion, que reuniu ilustradores, autores, quadrinistas e escultores.

Prevent Senior – O Celeiro do Terror
Colormake – Maquiagens Artísticas
Prevent Senior – O Celeiro do Terror
Cineasta Rodrigo Aragão – Museu dos Monstros
Museu dos Monstros

DeathStars Banda de Atração do Evento
Marcos de Brito – Cineasta e roteirista do Terror no Brasil

O evento também contou com muita música. A banda sueca Deathstars abriu a programação do palco principal, sexta, às 20h. Os suecos do Therion se apresentaram no encerramento. No sábado, às 15h, destaque para a Orquestra de Metais da Banda Marcial de Cubatão, que fez uma releitura de trilhas sonoras de filmes e séries de horror. Os brasileiros do Sioux 66, do filho do vocalista do Titãs Branco Mello, e Venomous, quinteto paulistano de melodic death metal, se apresentam sábado.

Esteve também presente também o artista Derek Riggs, conhecido por criar capas clássicas do grupo britânico Iron Maiden. Ele foi o criador de Eddie, mascote que acompanha os discos da banda desde o início.

*Rafael S. de Oliveira – Mórmon/SUD – Com oficio de Elder e Especialista de Bem-Estar, membro da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Vice-Presidente – O Observatório: Associação de Controle Social e Políticas Públicas da Zona Oeste de SP (mandato 2020-2023). Técnico em Políticas Públicas pelo PSDB (Partido da Social Democracia do Brasil), Engenheiro de Produção e ex-gestor por 3 grandes empresas (Luft Logistics, IGO SP e TCI BPO). Apresentador e Produtor pela Rádio Meteleco.Net (Programa Garimpo) e colunista pelo Jornal Cotia Agora (Caderno de Música, Discos, Experiências e Cultura).