Pedro Almeida: Povo, Moradia e Cidadania

E afinal, por que atiram quem trabalha sempre para a periferia quando se trata de habitação popular?

Estruturas sociais como o “Minha Casa, Minha Vida” vêm sendo implantadas em zonas longe dos centros urbanos e, mais ainda, longe dos locais de trabalho. Antigamente, no pico do desenvolvimento industrial, a tendência era a construção de casas populares perto das fábricas para dar a quem trabalha tempo de família e de recreação e, com isso, melhor produtividade; hoje, quem trabalha para fazer do Brasil uma potência econômica é jogado para bem longe dos centros urbanos para não “poluir” o ambiente social e a paisagem das elites políticas e financeiras.

Este é um caso, acredito eu, que precisa ser melhor conversado, colocado na pauta da discussão política e social no âmbito dos planos diretores.

Habitualmente existe a parceria município-estado-união na busca de terrenos públicos para a implantação de habitação popular, mas muitos espaços centrais não ficam disponíveis para esse fim social e por interesse político que, na maioria das vezes, fere a própria sociedade. Então, discutir esta questão é como ir de casa em casa, abrir portas e janelas, para escutar o povo e deixar fluir a transparência na administração pública, até porque a maioria das estruturas tipo “Minha Casa, Minha Vida” sofre com falta de infraestrutura em saneamento básico e educação infantil, além de que no aproveitamento, por exemplo, de bairros antigos, erguem-se os edifícios mas ficam as mesmas ruas estreitas, como vem acontecendo em Cotia.

Na prática, esse tipo de pensamento, que fere o urbanismo social e ambiental, prejudica a comunidade, logo, prejudica o desenvolvimento harmonioso das nossas crianças. Então, este é um assunto que deve ser permanente na pauta do político que quer uma Cotia melhor, mais familiar, mais humana.

Um abraço fraterno de solidariedade e paz.

*Pedro Almeida – OAB/SP 324.638, é advogado Constitucionalista, cível e trabalhista em Cotia e escreve no Cotia Agora. Curta a página no Facebook.