Lucio Cândido Rosa: O Espírito Imortal e os Reinos da Natureza

Caro Leitor!
Há pouco tempo tínhamos a ideia de que a vida começava no exato momento de nosso nascimento, e provavelmente terminava no momento da morte.
Mas com o advento do Espiritismo, o conceito de nossa existência passou a ter uma nova conotação, de que somos Espíritos Imortais, criados por Deus, num determinado momento, em algum ponto desse Universo.
Como isso se deu, não importa agora devido a nossa incapacidade de compreensão, para entender os mistérios e os desígnios de Deus.
Sendo assim, por hora é necessário saber, que consequentemente vivemos em função de uma pluralidade de existências, desde os reinos inferiores da Natureza até chegar ao reino angélico, alcançando a perfeição relativa e não absoluta, pois perfeito é somente Deus. E, sendo Ele a perfeição não concede privilégios a ninguém, dando a todos o mesmo ponto de partida, inclusive ao nosso irmão Maior Jesus.
Fomos criados simples e ignorantes, ou seja, sem conhecimento algum, sem maldade ou direcionamento para o Bem ou para o Mal, com a necessidade de estagiar em reinos inferiores da Natureza, para a elaboração, constituição e automatismo do corpo físico, que viremos a fazer uso no futuro.
Chamado de Princípio Inteligente ou espírito com e minúsculo, inicia seu primeiro estágio evolutivo a caminho da maioridade Espiritual, no Reino Mineral.
Ali viverá em função da agregação da matéria sob os impulsos das leis de atração, repulsão, que unem os átomos em estruturas simples ou complexas, possuindo única e exclusivamente uma força mecânica.
Esse Princípio Inteligente ou espírito irá viver como numa grande família, todos agregados e unidos com um único objetivo, aprendendo lições necessárias nesse primeiro estágio, que lhe servirão de base por toda sua imortalidade.
Não tendo ainda condições de serem donos de seu próprio destino, ficarão na responsabilidade e dependência dos Engenheiros Siderais da Criação, que determinarão o momento exato de sua transição para o segundo estágio evolutivo, agora no Reino Vegetal.
O Princípio Inteligente que vivia como se fosse numa comunidade, agora se individualiza para viver uma nova fase de aprendizado, respeitando todas as Leis do Progresso, determinadas por Deus e executadas por esses Engenheiros Siderais, a serviço do Cristo.
Nessa fase irão nascer, crescer, respirar, alimentar-se, reproduzir e morrer. Terão em seu desenvolvimento uma força interna que lhe dará noções sobre as sensações que sentem, sofrendo também a influência dos fluidos deletérios.
Não terão vontade própria, mas sofrerão as impressões que as afetam de alguma forma, ou seja, um instinto embrionário, como acontece com a dioneia, uma planta carnívora, que está nos limites da transição entre o Reino Vegetal e o Animal, ou seja, hora se alimentando da própria Terra pela raiz, ou de outros seres vivos por órgãos especiais para captação e absorção do alimento necessário.
Nessa fase, muitas lições serão aprendidas e ficarão registradas nas profundezas do ser, proporcionando a possibilidade de partir para um novo estágio evolutivo agora no Reino Animal, se assim determinarem os Engenheiros Siderais da criação.
Nessa fase irá possuir uma inteligência instintiva, no ambiente aquático, ainda sem órgãos específicos, mas apresentarão sua primeira formação esquelética, nos celenterados, anêmonas do mar, corais (animais fixos), etc….
A força oculta do automatismo, levará o animal a realizar atos espontâneos, sem pensar, combinar ou premeditar, pois nesse estágio sua natureza exige a necessidade de resultados imediatos.
O naturista Sueco Karl Van Linné diz: O mineral existe, a planta existe e vive; O animal, existe, vive e sente; O homem existe, vive, sente e pensa.
Antes de chegar ao Reino Hominal, vive em um círculo fechado dependo de auxílio para a sua evolução, após atingir a sua maioridade espiritual deixa agora de ser chamado Princípio Inteligente ou espírito com e minúsculo, passando a ser chamado Espírito com E maiúsculo, agora dono de seu próprio destino, indo e voltando, e retardando ou acelerando o seu progresso.
E, terminamos nosso artigo com a frase célebre de um pensador espírita, contemporâneo de Kardec, cujo nome é Léon Denis: – O Espírito dorme no mineral, sonha no vegetal, agita-se no animal e desperta no Homem.
Muita paz a todos!

* Lucio Cândido Rosa escreve quinzenalmente sobre espiritismo e espiritualidade no Jornal Cotia Agora. Quer enviar sugestão de algum tema para que ele aborde? Envie para o email [email protected]