Coluna de José Gleilton da Silva: Os Traços do Lumen Gloriæ

Lumen Gloriæ é uma expressão clássica da teologia para referir-se à participação da criatura humana, da glória da Trindade, pela visão do “Face a face eterno. ” (Santa Teresinha do Menino Jesus)

O que na teologia, refere-se a uma condição nova que se dará na visão de Deus, para a alma que se une a Deus, nesta terra, pela fé; e busca conhecê-lo sempre mais pelo amor, este termo, torna-se como sua identidade. Por isso, podemos servir-nos deste termo quando nos referimos aos que levados pela fé, caminham neste mundo, movidos pelo desejo ardente de contemplar a Deus, na visão da sua glória.

De acordo com as palavras de São Paulo, o conhecimento da glória de Deus refulge na Face de Cristo; (cf. 2Cor 4,6) e tudo o que se volta para Jesus reflete como um espelho a glória do Senhor, ficando assim transfigurado nesta mesma imagem (cf. 2Cor 3,18).

À luz e sob a ação do Espírito, o cristão pode descobrir em si o chamado a tornar-se Lumen Gloriæ, a partir de alguns sinais que manifestam no seu íntimo e à medida que corresponde à graça, ficam imprimidos em sua vida.

Lumen Gloriæ é um ser que vive na esperança, que caminha na espera do dia em que “seremos semelhantes a ele [Deus], porque o veremos tal como ele é.(1Jo 3,2) Na esperança, ele caminha “para o alvo, para o prêmio da vocação do alto, que vem de Deus em Cristo Jesus.(Fl 3,14)

Lumen Gloriæ é alguém que compreende as palavras de Jesus: “Ninguém pode vir a mim se o Pai, que me enviou, não o atrair…” (Jo 6,44) Ele se sente atraído pelo Pai, que deseja que os que creem tornem-se conformes à imagem do seu Filho, a fim de ser ele o primogênito entre os irmãos. (cf. Rm 8, 29)

Lumen Gloriæ é alguém que compreende que a semelhança com Cristo, a união com Ele, a participação da sua glória se manifesta como chamado a permitir que seja Cristo, a viver e a agir nele. Ele, da contemplação da Face de Cristo, é levado, pela ação do Espírito, a permitir que o Senhor se sirva dele como um instrumento de sua glória.

Lumen Gloriæ é todo aquele e aquela que pela fé, busca conhecer o poder da ressurreição de Jesus e a participação nos seus sofrimentos, conformando-se com Ele na sua morte, para chegar ao “Face a face eterno.”

Lumen Gloriæ são todos os que se identificando com Jesus Crucificado, cuja Face inclinou-se tão misericordiosamente para os pecadores, no dia da sua Paixão, busca a salvação de todos, permitindo ao Pai que destile todo o seu ser pela salvação das almas, edificando a Igreja, Corpo de Cristo.

Lumen Gloriæ são os que reconhecem na Face de Cristo, o esplendor da glória divina e a expressão do seu ser (cf. Hb 1,3), e ainda o meio utilizado pela Divindade para que “conservemos o rumo(Fl 3, 16), a visão da glória de Deus que se reflete desde já na face do Filho.

Lumen Gloriæ são os que não se cansam de contemplar a Virgem Maria, em cujas mãos ele deposita a sua esperança de contemplar um dia a glória divina, na visão Face a face do Eterno.

Na Face de Cristo, amada e devotamente contemplada, o Lumen Gloriæ reconhece a síntese do projeto de Deus a seu respeito, a garantia da glória futura e daquela visão que vai transfigurá-lo de luz por toda eternidade.

No seu dia a dia, o Lumen Gloriæ contempla a Face divina com amor, devota-lhe às terças-feiras a sua devoção, quando buscando a identificação com Cristo, na sua Paixão, vive na expectativa e na certeza da sua ressurreição.

E assim, encerramos esse ciclo de informações, sobre a explanação do LUMEN GLORIÆ, segundo o olhar de Santa Teresinha do Menino Jesus.

Desejo a todos que nos acompanham aqui, pelo portal Jornal Cotia Agora, uma linda noite de Natal, e um ano, repleto de grandes realizações com a perseverança sempre presente de nosso DEUS verdadeiro. Deus sela louvado sempre!!!

*José Gleilton da Silva, 46 anos, casado, pai de dois filhos e duas netas é colunista do Jornal Cotia Agora. Nasceu na cidade de Iguatu, estado do Ceará. Chegou em Cotia em 1983 com 10 anos de idade juntamente com a família e irmãos. É o primogênito de cinco irmãos. Contabilista e Bacharel em Direito, apaixonado por leituras e livros, não E-BOOK. A tecnologia às vezes atrapalha. Tem preferência pelos livros da ALICE WALKER (escritora americana), mas toda leitura é bem-vinda! Perseverante no trabalho e na vida, já trabalhou em diversas pastorais na Paróquia Nossa Senhora do Monte Serrate, em Cotia. Atualmente faz parte da OCDS – Ordem dos Carmelitas Descalços Seculares, da Comunidade SANTA TERESA BENEDITA DA CRUZ, em Cotia. Também foi aceito e é Associado na Academia Marial do Santuário Nacional – Aparecida. Vem se inspirando na vida de SANTA TERESA DE JESUS (D´AVILA), para finalizar estudos de vida e um futuro livro para leigos.