Coluna de José Gleilton da Silva: A Virgem Maria, “Lumen Cœli” (Luz do céu)

Todos nós, vivemos na esperança, de poder um dia participar da visão Face a face do Eterno; vindo assim, a possuir o Lumen Gloriæ que nos permitirá gozar das delícias da Trindade. A Virgem Maria, também viveu desta esperança, mas, pela sua maternidade divina, Maria teve a posse antecipada da visão da glória de Deus.

Não erramos se afirmamos que a Virgem Mãe do Senhor, tornou-se para a Igreja o modelo acabado do Lumen Gloriæ; pois, o que aspiramos alcançar um dia na posse da felicidade eterna, Maria viveu não somente na fé, mas na visão do Eterno já nesta vida – o que a torna, para nós, um Lumen Gloriæ antecipado.

A Virgem Mãe do Senhor contemplou, com seus próprios olhos, a glória de Deus revelada na Face do seu Filho. A partir do anúncio do Anjo, quando se deu a Encarnação do Verbo, Maria, tem em si e diante de si o Filho do Altíssimo que foi gerado no seu seio; aquele que Ela amamentou, carregou nos seus braços, alimentou, vestiu e cuidou. Ela tinha consciência de que aquele homem, que ela via crescer em Nazaré e percorria a Galileia anunciando o Reino de Deus era o Filho do Altíssimo, que Deus enviou para ser a “luz para iluminar as nações e glória de teu povo, Israel. ” (Lc 2,32)

No decorrer de toda a sua vida, a Virgem teve fixo os seus olhos no Filho de Deus e, por isso, “conservava cuidadosamente todos esses acontecimentos e os meditava em seu coração. ” (Lc 2, 19.51). Ela é, antes de tudo, a Mulher contemplativa que guarda no coração os fatos e os medita, vendo que através deles, se realiza o desígnio divino da salvação.

A esperança de Maria é uma posse antecipada daquilo que todos nós haveremos de vislumbrar, na visão da face a face. Qual sarça ardente (Cf. Ex 3,2), que ardia e não consumia; a visão de Deus não a consome, mas a inflama e por meio dela se irradia, servindo-se da sua pequenez e da sua caridade.

Em Maria, podemos nos inspirar na realização da nossa vocação de Lumen Gloriæ. Com Ela, aprendemos que a grandeza da sua vocação não a ensoberbece, mas ao contrário leva a reconhecer-se como a “serva do Senhor” que se alegra por ver cumprir-se nela a vontade divina. (cf. Lc 1,38) Nela vemos que, a bem-aventurança mais elevada se destina aos que vivem da fé; Maria é bem-aventurada porque creu que se cumpriria nela tudo o que Senhor havia anunciado. (cf. Lc 1, 45) Junto dela descobrimos que a visão da glória estampada na Face de Cristo se revela em todo seu esplendor quando na Cruz, Ele toma sobre si as nossas dores e carrega as nossas enfermidades.

Maria, a Filha de Sião, vê realizar-se tudo o que os profetas haviam anunciado, vê cumprir-se a esperança do seu povo e, graças à certeza que nasce da Palavra divina, caminha de “esperança em esperança” em direção da visão da glória de Deus!

Como a Virgem Mãe do Senhor, o Lumen Gloriæ deixa-se conduzir pelo Espírito, depositando nas mãos da Virgem da fé a esperança de poder um dia contemplar a glória divina, na visão Face a face do Eterno.
A Virgem Maria, Lumen Gloriæ por excelência é, enfim, exemplo daquele despojamento radical que leva o Lumen Gloriæ a abandonar suas seguranças, aceitando a pobreza radical e ao mesmo tempo vivendo da alegria genuína que nasce da certeza de que a posse de Deus não é somente promessa, mas já é realidade para os que vivem e caminham na fé, na esperança e na caridade.

Assunta ao céu, a Virgem Maria torna-se “Lumen Cœli”: “Agora cuidando também da humanidade, com maternal amor, precede-nos com sua luz, como sinal de firme esperança e segura consolação, na peregrinação para o monte da vossa glória que pretendemos alcançar. Nela, pois, como em puríssima imagem, contemplamos, com alegria, o que desejamos e esperamos ser na Igreja. ” (Prefácio da Bem-Aventurada Virgem Maria do Monte Carmelo).

Ó Virgem Maria, Mãe do Senhor, incendiai nossos corações com a chama da vossa esperança, que arde mesmo durante a noite, não permitindo que as trevas do erro e do pecado ofusquem o nosso olhar. Acompanhai-nos ó Mãe com vossa maternal proteção alcançando-nos a vitória sobre o mal e iluminando o nosso caminho para a Pátria definitiva, onde Deus será tudo em todos. Ensinai-nos a viver como Lumen Gloriæ, certos de que o prêmio destinado aos que amam a Deus ultrapassa toda expectativa e realiza todas as esperanças. Assim seja, ó Maria. Lembrai-vos que é nossa Mãe!

*José Gleilton da Silva, 46 anos, casado, pai de dois filhos e duas netas é colunista do Jornal Cotia Agora. Nasceu na cidade de Iguatu, estado do Ceará. Chegou em Cotia em 1983 com 10 anos de idade juntamente com a família e irmãos. É o primogênito de cinco irmãos. Contabilista e Bacharel em Direito, apaixonado por leituras e livros, não E-BOOK. A tecnologia às vezes atrapalha. Tem preferência pelos livros da ALICE WALKER (escritora americana), mas toda leitura é bem-vinda! Perseverante no trabalho e na vida, já trabalhou em diversas pastorais na Paróquia Nossa Senhora do Monte Serrate, em Cotia. Atualmente faz parte da OCDS – Ordem dos Carmelitas Descalços Seculares, da Comunidade SANTA TERESA BENEDITA DA CRUZ, em Cotia. Também foi aceito e é Associado na Academia Marial do Santuário Nacional – Aparecida. Vem se inspirando na vida de SANTA TERESA DE JESUS (D´AVILA), para finalizar estudos de vida e um futuro livro para leigos.