Carlos Gustavo: Caligrafia e sucesso profissional

Antes de ingressar nos aspectos da caligrafia, permitam-me uma breve reflexão:

No artigo de 22 de janeiro mencionei que expressar-se corretamente por meio da caligrafia é importante e indispensável para o desenvolvimento cultural, social e profissional”. E isso se repete ao longo de toda a nossa existência.

A alfabetização se dá fundamentalmente pela prática caligráfica, por meio da qual assimilamos as formas dos símbolos que orientam nossa comunicação e, a partir disso, desenvolvemos as capacidades de associação, de raciocínio e de pensamento lógico e ordenado.

Os exames sucedem-se durante nosso percurso escolar e, em uma das provas mais importantes do começo de nossas vidas, o vestibular, uma letra ilegível muitas vezes é responsável pela perda de preciosos pontos no resultado final para o ingresso no ensino superior.

A avaliação de nossa caligrafia não para por aí.

Os processos seletivos de empresas e os concursos públicos exigem, cada vez mais, em seus exames dissertativos, clareza na organização do pensamento e conhecimento de conteúdos específicos. De nada adiantam meses de estudos a fio se, no momento crucial do exame, não conseguimos registrar as respostas das questões e o texto de redações de forma legível e inteligível, o que, além de dificultar o trabalho da banca examinadora, acarreta em pontuação consideravelmente inferior e consequente reprovação no certame.

Por isso, expressar-se bem por meio da escrita manual pode ser fator diferencial do sucesso de um profissional. Não me refiro aqui aos profissionais calígrafos, estes possuem suas técnicas próprias. Há casos registrados de processos jurídicos anulados por falta de legibilidade da letra no preenchimento da instrução do processo. Da mesma forma, uma medicação pode ser ministrada erroneamente caso a letra do médico que subscreveu a receita seja ininteligível. Tais problemas poderiam ser evitados pela simples aplicação de uma letra legível.

Pense nisto! Não seja vítima de sua letra!

*Carlos Gustavo Araújo do Carmo – Calígrafo – [email protected]