Coluna de astrologia com Paula Savioli: Tolerância

Uma das principais coisas que aprendi com a astrologia foi ser mais tolerante.

Descobri que antes achava que o jeito certo de fazer as coisas era o meu jeito, que as pessoas que tinham bom gosto e ideias interessantes eram as que gostavam das mesmas coisas que eu e concordavam com minhas ideias. Quando comecei a estudar astrologia, havia alguns posicionamentos planetários com que eu me identificava mais e que gostava mais de pessoas que tinham aqueles posicionamentos em seus mapas.

Logo percebi que minha identificação com essas configurações planetárias no mapa dos outros era porque eu tinha a mesma coisa (ou algo parecido) no meu mapa. Ou seja, eu me identificava com pessoas que eram parecidas comigo ou que iriam concordar com minhas atitudes. Reparei também que os problemas que eu tinha com algumas pessoas aconteciam porque eu esperava que essas pessoas se comportassem de acordo com o meu próprio mapa.

Mas eu também tinha aprendido que nós vivemos a vida de acordo com nosso mapa natal. Eu esperava que os outros fossem como eu, porque enxergo a vida através dessa lente que é o meu mapa. Será que teria como eu ser uma pessoa completamente diferente? Não acredito nisso. Todos os caminhos que trilhei estão representados no meu mapa de alguma forma, e acho que mesmo que tivesse feito algo diferente, ainda assim não teria fugido do que está no meu mapa. E não é a mesma coisa para qualquer outra pessoa?

A observação disso, e possuir os mapas natais de diversos conhecidos meus, me possibilitou enxergar que as outras pessoas também são como são porque estão vivendo seus mapas. Elas não podem ser como eu acho melhor, porque elas tem mapas completamente diferentes do meu. Após aprender isso, comecei a me policiar para parar de esperar que os outros mudem, pois se cada um vive e evolui dentro do seu mapa, é irreal eu esperar que as pessoas se tornem algo diferente do que é a natureza delas. O que acontecia antes, é que eu não conhecia a natureza delas. Conhecia somente a minha, então essa era minha única régua. O estudo da astrologia me abriu portas para compreender a natureza do outro, porque, entre suas muitas possibilidades, é um estudo do que existe dentro de cada um.

Decidi compartilhar isso nesse texto pois vendo tanta intolerância no nosso país hoje, creio ser um aprendizado que pode agregar a muita gente.

*Paula Savioli escreve quinzenalmente no Jornal Cotia Agora. Contatos:
E-mail: [email protected]
YouTube, Instagram e outros contatos: https://linktr.ee/paulasavioli9