Astrologia com Luiz Júnior: Urano em Touro

No ano de 2019 o planeta Urano entrará finalmente no signo de Touro, permanecendo por ali até maio de 2025. Antes ele estava (e ficará ainda até meados de 2019) no signo de Áries, trazendo para os últimos anos insatisfações, revoltas, revoluções populares ou não, fim de ditaduras e agravamento de tensões e conflitos. Quando ele entrou em Áries eclodiu o que conhecemos como A Primavera Árabe.

Agora Urano entrará em Touro – regente do dinheiro, da economia e das finanças. Portanto, nos próximos oito anos podemos prever as influências caóticas, desbravadoras e revolucionárias de Urano no campo econômico, não só no Brasil mas também no mundo inteiro.

A última vez em que ele esteve neste signo foi entre 1934 e 1942, período em que a Terra passou pelo maior conflito armado de todos os tempos – a Segunda Guerra Mundial. Pouco antes, com ele ainda em Áries, tivemos a Grande Depressão, período de grande crise econômica e social (não coincidentemente, passamos por algo muito semelhante nos últimos anos).
Além de astrólogo, também sou geógrafo e muito interessado na geopolítica (a análise geopolítica da Segunda Guerra Mundial foi meu trabalho de conclusão de curso) e consequentemente interessado pela Astrologia Mundial – que analisa os mapas de acontecimentos, países e grupos de países. Como muitos geopolíticos, não creio em uma terceira grande guerra até mesmo porque a interligação da economia atual não permitiria um conflito em grande escala que quebrasse a livre circulação econômica.

Vivíamos, em meados do século XX, a ascensão de regimes autoritários (Hitler na Alemanha, Stálin na URSS, Mussolini na Itália e Vargas no Brasil, para citar alguns exemplos), e isso está se repetindo neste período, com o pensamento nacionalista bastante expandido, como Trump nos EUA, Putin na Rússia e a ascensão de Bolsonaro no Brasil. Claro que estes são muito mais limitados em seus poderes do que os ditadores do fim do milênio passado, mas a ideia geral de domínio volta a se impor, e corremos o risco de ver novamente o mundo bipolarizado por países com interesses em comum.

Mas há um fato ocorrido durante o período da Segunda Guerra que tem especial interesse neste período de Urano em Touro: a impressionante crise financeira causada pela quebra econômica dos países e pela necessidade de investimentos bélicos para o conflito armado.

E isso pode voltar a ocorrer no período futuro.
A economia ficará imprevisível, e precisará de radicalismos, nacionalismos e egocentrismos para poder se consolidar. As bolsas de valores serão ainda mais inconstantes e muitas moedas desaparecerão. A inflação voltará a galopar sobre a Terra como um dos cavaleiros do apocalipse. Países que não fizeram o be-a-bá, como a Reforma Agrária, investimentos na educação e no estudo tecnológico, humano e científico e que dependem das commodities (como o Brasil) sentirão este impacto de forma ainda mais profunda.

O Universo age pelo aprendizado. Assim, teremos uma enorme chance de mudar para que as coisas deem certo, eliminando tudo o que for necessário eliminar e fazendo tudo o que seja necessário fazer para que novos e melhores períodos possa surgir.
E assim o mundo prossegue sua caminhada: com oscilações e transformações, mas sempre em frente.
Esta é a grande lição que o Cosmos diariamente nos dá.

*(Luiz Junior é astrólogo, comunicador, colunista e escritor. É autor de O Templo da Magia e de O Livro de Luaror, da série Reinos em Guerra pela Editora Autografia, e de A Dança: uma valsa entre o bem e o mal, pela KDP Amazon; produz o horóscopo diário para o Jornal Cotia Agora, além de diversas fan pages da internet)