Coluna da psicóloga Regiane Campos: Isolamento pessoal, emoções e trabalho

Semana passada vai ficar marcada na nossa estória.
É verdade que já vínhamos ouvindo falar sobre o coronavírus, mas a sensação que muitos de nós tínhamos é que estava tão longe e que era inofensivo, afinal algumas pessoas até pegaram e nada aconteceu com elas.
Só que de uma hora para outra fomos tomados por uma infinidade de mudanças e tivemos que decidir e nos adaptar à elas de forma muito rápida.

Impactos na vida

Todas estas mudanças impactaram no nosso trabalho, rotina e hábitos pessoais. Muitos de nós tiveram que trabalhar de casa e fazer o tão comentado home office, mas ainda pouco praticado em algumas empresas brasileiras por uma série de mitos e dúvidas sobre a capacidade de trabalho do funcionário “fora dos olhos do chefe”.

As empresas de produtos já estão se preparando para férias coletivas.
Profissionais autônomos estão impossibilitados de trabalhar pois os serviços que envolvem contato humano não têm como ser consumido por conta da pandemia. Nossas crianças foram impedidas de irem à escola “por prazo indeterminado” e os cuidadores impossibilitados, na maioria das situações, de prestar seu serviço.
Com tudo isso a convivência familiar pode ter ficado mais intensa ou distante.

Como fico diante de tudo isso?

As pessoas tem dito que não tiveram tempo para pensar em tudo o que era preciso e se sentem “meio que atropeladas” tendo que dar respostas sem muita certeza dos impactos futuros.

Isso acaba por refletir em nosso humor; tenho visto gente irritada, angustiada, ansiosa e muitas tristes por acreditar que não há o que fazer, pois a situação é horrível e o que resta é lamentar e temer o futuro.

Tem algo que posso fazer para sair desta situação?
Sim, tem o que fazer e pode ser feito dentro de casa, com a família ou sozinho.

Três dicas para lidar com o Isolamento Social.

1- Cuide do seu corpo
Além do que todo mundo já está careca de saber sobre este tema, a alimentação pode aumentar nossa imunidade, assim os vírus que possam entrar em nosso organismo não causaram prejuízos a nossa saúde. A nutricionista Milene Torres fez uma lista de alimentos que auxiliam neste processo:
-Frutas: laranja, abacaxi, mexerica, acerola, kiwi (as chamadas cítricas), limão,
-Vegetais: brócolis, couve, rúcula e espinafre (os de cor verde escuros),
-Gengibre, pimenta, alho, iogurte, azeite, castanhas, própolis e cúrcuma.

A atividade física produz hormônios que geram tranquilidade, satisfação e bem estar por isso não deixe de se mexer. Busque adaptar sua atividade física para que possa continuar a fazê-la mesmo com a quarentena. Outra possibilidade é buscar no YouTube vídeos que podem ajudar nisso. Hoje há profissionais da educação física que oferecem programas com exercícios em plataformas na internet, sem você precisar de equipamentos ou de muito espaço.

2- Cuide dos seus pensamentos
Os pensamentos são produzidos por nós e tem resultados poderosos.
Quer dizer que pensamento positivo resolve? Só o pensamento positivo não, mas pensamento negativo sempre atrapalha.
Como fazer então, para não entrar na espiral dos pensamentos negativos?
Dose a qualidade e quantidade das informações que consome. Esta dica sempre serviu, mas em tempos de quarentena isso se tornou indispensável.

Hoje a televisão só fala em coronavírus, as imagens no fundo dos vírus gigantes, se movimentando em tudo o que vemos, vão causando uma angústia e um desespero… Continuamos a precisar de informação no mundo globalizado que vivemos mas, preste atenção quando estiver ouvindo a mesma informação várias vezes.

A internet não tem só coisa e gente ruim. Vejo muita crítica que a internet nos tira do mundo real, mas ela também tem coisa boa. Hoje a internet está democrática e tenho visto muita gente competente oferecendo conteúdo Bom através de vídeos e cursos. A dica é: Selecione e Consuma.

Tenha contato social. Coloque na sua rotina. Rotina? Isso mesmo pois, não é por que estamos em quarentena que não devemos ter rotina. É importante ter hora para levantar e deitar, para almoçar e jantar e para começar e terminar de trabalhar.
Voltando, combine com as pessoas que você tinha contato dia e horário para se falarem por vídeo ou telefone. Hoje temos muitos aplicativos bons e gratuitos de vídeo e áudio.

– Faça coisas legais e tenha um tempo para você. A situação que estamos vivendo nos deixou com tempo disponível. Aproveite par ocupá-lo com algo que lhe dê satisfação e prazer.
Ouça música, faça uma atividade que sempre teve vontade de re(começar). Nosso tempo não tem capacidade de escolher como será usado, nós temos.

3- Peça ajuda. Ela não é serve só para quem está doente.
Seja sincero e amoroso consigo mesmo e busque ajuda quando estiver percebendo que não está dando conta. O psicólogo, o neurologista e o psiquiatra são profissionais qualificados para tratar dos pensamentos e comportamentos.

Tudo isso por que por trás do que fazemos e pensamos tem emoção e elas podem nos ajudar a passar por este momento desafiador.

As emoções tem uma força, chamada energia, que pode ser aproveitada para resolver as dificuldades que estamos enfrentando.
Então, faça uso disso a seu favor.

* Regiane Campos – CRP 06/ 58579 – Psicóloga Clínica e Consultora Executiva escreve para o Jornal Cotia Agora mensalmente. É certificada pelo Conselho Federal de Psicologia para realizar atendimentos online. Telefone: 9-9003-3346  Site: http://www.harmonizegestaoemocional.com.br/
Instagram: https://www.instagram.com/regianecamposgestaoemocional/
Youtube: http://bit.ly/regianecamposgestaoemocional
Facebook: https://www.facebook.com/pg/regianecamposgestaoemocional/
email: [email protected]
Nutricionista Milene Torres:
Instagram: https://www.instagram.com/nutrimilenetorres/
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UC9YzwWHDg8H7e-Gy6M6etsA