Psicóloga Regiane Campos: Emoção ajude, não atrapalhe

Quantas vezes nos percebemos pedindo para o coração para de sentir, pois a impressão que temos é que as emoções só atrapalham a vida da gente. Você se lembras de se deparar com uma situação assim?

Agora você sabia que emoção é cheia de energia de transformação, criatividade, bem estar?

A educação emocional pode ser um caminho para equilibrar o que sentimos, pensamos e fazemos.

Coração pare de sentir
Falar em emoções pode nos remeter a inúmeras lembranças, algumas boas e outras nem tanto.

A impressão que muitos de nós temos é que quando elas chegam sempre vem com uma intensidade tão grande que nos cega e atrapalha; fazendo-nos sentir vontade de que elas desapareçam. E como aprendemos na poesia que é o coração o órgão que centraliza as emoções e comum ouvirmos: “Coração pare de sentir”

O Lado B das emoções
Você sabia que emoção tem 2 lados, do tipo cara e coroa na moeda?

Pois é, a maioria de nós não aprendeu isto, mas as emoções quando bem gerenciadas trazem benefícios.

Veja só, a raiva é uma emoção que para a maioria de nós é perigosa, pois ela pode destruir relações, fazer perder emprego e até romper com uma pessoa que gostamos muito. Isso acontece porque ela é intensa e tem muita força. Agora, você sabia que pode usar esta energia para fazer transformações positivas em sua vida?

A tristeza tem o poder de nos deixar mais quietos e reflexivos. Com isso voltamos nosso pensamento para nós pois saímos do ritmo frenético que a maioria das pessoas costuma viver. Isto aciona áreas criativas no cérebro resultando em ideias e possibilidades.

Como uso as emoções para alcançar meus objetivos?
Para usar o potencial das emoções precisamos primeiro identificar o que estamos sentindo, sem julgamentos do tipo: “Hum raiva é coisa ruim.”, “Eu não posso ficar triste com isso.” “Tristeza é para os fracos.”, “Se você rir demais vai chorar depois.” e tantos outros pensamentos que surgem por conta da educação emocional que tivemos.

O próximo passo é gerenciar as emoções para que elas não atrapalhem e sim, auxiliem a mantermos nosso bem estar e a tão necessária saúde.

Gerenciamento de Emoções, um caminho eficaz para a realização
O gerenciamento das emoções nos ensina através de práticas e reflexões como identificar o que estamos buscando em uma situação, através das emoções, pensamentos e comportamentos.

Com isso direcionamos a energia da emoção para o que queremos, melhoramos a qualidade dos nossos pensamentos e a nossa forma de agir. E o resultado a medicina e a psicologia já tem como comprovar que é o bem estar e a saúde.

*Regiane Campos – CRP 06/ 58579 – Psicóloga Clínica e Consultora Executiva escreve quinzenalmente no Jornal Cotia Agora.
Telefone: 11 9-9003-3346 
Instagram: https://www.instagram.com/regianecamposgestaoemocional/ 
Youtube: https://youtu.be/5CbChj0Ns_k
Facebook: https://www.facebook.com/pg/regianecamposgestaoemocional/ 
email: [email protected] /
É certificada pelo Conselho Federal de Psicologia para realizar atendimentos online.
Consultório 1: Rua Vaticano – Jardim Fontana – Cotia , próximo ao retorno do Km 26 da Raposo Tavares e do Assaí Cotia na estrada do Embú,
Consultório 2: Rua Arão Adler – Jaguaré , atrás do Shopping Continental e do Terminal de ônibus Vila Yara e
Consultório 3: Av Álvaro Ramos – Belenzinho, ao lado da estação de Metrô