Psicóloga Regiane Campos: Como exterminar a ansiedade

Talvez você já tenha se pegado pensando nesta situação. Eu confesso que já tentei visualizar tal cenário em minha vida. Sabe quando te vem a mente a ideia de viver tranquilo, sem pressão, com 100% de certeza de que tudo acontecerá como eu quero ou acredito precisar?

Vivendo sem o mal da ansiedade

Quem nunca se imaginou tendo todas as contas pagas em dia ou com um documento que diz que não faltará absolutamente nada àqueles que ama: filhos, pais.

Todavia, viver sem ansiedade não é isto e sim é ter uma doença chamada Urbach-Wieth. Ela provoca mudanças em uma parte do cérebro chamada amígdala, responsável pela sensação de medo.

Pessoas com esta doença não entendem expressões ou mesmo situações associadas a este instinto. Hoje temos algumas pessoas diagnosticadas que afirmam que quando tentam imaginar como seria o “medo”, nada lhes vêm á mente pois isso é algo completamente estranho e distante para eles. Relatam também saber que viver assim é, de fato, um grande risco à vida.

Aprendendo a viver o Lado Positivo do Medo

O desconforto e muitas vezes o sofrimento presente na ansiedade se origina do medo. Como tratar então esta questão?
Aprender a identificar nossas emoções e a necessidade que está buscando ser atendida. Por exemplo: Necessidade de Autonomia que pode ser a de escolher seus próprios sonhos e objetivos ou de interdependência que pode ter relação com ser aceito em determinado grupo, tem se mostrado um caminho eficaz.

Vivendo sem previsões e preocupações: um caminho para o presente

A ansiedade sem medida muitas vezes surge em função de uma necessidade de controle.
Quando acreditamos que podemos garantir o acerto, assumimos o caminho que já começa fracassado, que é o de viver o futuro no presente.

Sabe quando nos pegamos pensando em alternativas para uma situação? Pois é, mesmo que você pense 10, 20, 100 alternativas pode surgir uma situação onde nenhuma das possibilidades pensadas se encaixa.

E é aí que a ansiedade exagerada e generalizada paralisa, e impedi que façamos coisas simples como andar de metrô, se relacionar com alguém que temos interesse, viver a maternidade; queixas que são muito frequentes nas pessoas com quem falo.

Educação Emocional um caminho para enfrentar a ansiedade

Costumo dizer para meus clientes que sentimento é energia e não “dar ouvidos” não atende a necessidade.
É preciso gerenciar nossas emoções e sentimentos, criando uma forma de aproveitar esta energia que traz realização e bem estar quando bem utilizada.

* Regiane Campos – CRP 06/ 58579 – Psicóloga Clínica e Consultora Executiva escreve quinzenalmente no Jornal Cotia Agora. Telefone: 11 9-9003-3346 
Instagram: https://www.instagram.com/regianecamposgestaoemocional/ 
Youtube: https://youtu.be/5CbChj0Ns_k
Facebook: https://www.facebook.com/pg/regianecamposgestaoemocional/ 
email: [email protected] /
É certificada pelo Conselho Federal de Psicologia para realizar atendimentos online.
Consultório 1: Rua Vaticano – Jardim Fontana – Cotia , próximo ao retorno do Km 26 da Raposo Tavares e do Assaí Cotia na estrada do Embú, Consultório 2: Rua Arão Adler – Jaguaré , atrás do Shopping Continental e do Terminal de ônibus Vila Yara e Consultório 3: Av Álvaro Ramos – Belenzinho, ao lado da estação de Metrô