Psicóloga Regiane Campos: “Alegria, uma poderosa emoção”

Na minha estreia nesta coluna abordei o tema Emoções, comentando sobre alegria, tristeza, raiva e medo; emoções universais que possuem aspectos positivos e negativos.

Falei também sobre os desequilíbrios na saúde mental, que fazem com que muitas pessoas não consigam mostrar toda a sua capacidade no trabalho, nos relacionamentos afetivos ou em qualquer outro grupo, onde seu projeto de vida poderia ser colocado em prática e apresentei 4 passos para se fazer a Gestão Emocional.

Inicio hoje uma série de textos onde abordarei as emoções universais.

Para começar, vamos falar de Alegria?
A alegria é uma emoção muito desejada por todos nós, ela nos impulsiona para a ação, para seguir em frente e mostrar para o mundo o que temos de melhor. Só que muitas vezes, a sociedade que vivemos nos passa a mensagem de que só alcançaremos a felicidade se tivermos grandes alegrias como comprar um bom carro, uma TV fantástica, um celular de última geração ou ainda se realizarmos uma grande viagem, se tivermos um “corpo perfeito” e tantas outras coisas que poderia citar.

Na minha prática profissional tenho visto que esta forma de viver pode desencadear processos de euforia, que se caracterizam por uma alegria desenfreada. Alguns exemplos do comportamento eufórico são: pegar o carro, sair em alta velocidade e ter como consequência uma multa ou um acidente, ir ao shopping e gastar todo o limite do cartão de crédito com coisas que realmente não são necessárias.

O lado B da alegria
Um comportamento eufórico nos tira do equilíbrio e nos faz sentir poderosos e capazes de fazer tudo o que desejamos. Todavia quando a alegria chega neste nível, ela se torna algo ruim para nós e para o outro e pode destruir vidas e famílias.

Como utilizar a alegria em meu benefício?
– Desacelere e perceba o que está acontecendo na sua vida
Por conta da velocidade da produção de conhecimento, a vida moderna nos leva a fazer várias coisas ao mesmo tempo e estar conectado a tudo. Um exemplo disso é o Whatsapp, aplicativo útil, mas que pode nos colocar em enrascadas, pois muitos de nós se senti na obrigação de responder as mensagens no exato momento em que elas chegam. Dar a possibilidade de pensar antes de sair respondendo ajuda a ter ideias e respostas mais completas.

– Aprenda a contemplar Pequenas Alegrias:
Pequenas alegrias são situações que acontecem com relativa frequência no nosso dia a dia, são acontecimentos onde eu posso sentir prazer. Um exemplo que gosto bastante é o de quando estou faminto e como uma refeição que pode até ser simples, mas muito bem feita, com alimentos que gosto e aprecio. Nesta situação quando eu me dou a oportunidade de contemplar a experiência, acabo por perceber a satisfação que estou tendo naquele momento. O exercício de se ter várias pequenas alegrias ajuda nosso cérebro a liberar substâncias que manterão por mais tempo a sensação de felicidade e bem estar em nós.

– Felicidade não é para sempre:
Saber que grandes conquistas não trarão necessariamente a felicidade eterna nos ajuda a compreender algumas emoções que experimentamos. A neuropsicologia explica que o nosso cérebro se acostuma rapidamente com aquisições e tende a se adaptar, passando a perceber o fato como algo comum. Por isso a atitude de apreciar o caminho para uma grande conquista pode ser tão prazerosa quanto o evento em si “o grande dia”.

Benefícios que a alegria nos traz
Quando estamos alegres ficamos mais motivados e temos mais energia. Isto gera um aumento na nossa capacidade física e com isso ficamos mais produtivos.

A alegria também aumenta nossa capacidade cognitiva, pois ficamos mais criativos e conseguimos encontrar alternativas e soluções para questões que, muitas vezes, tínhamos pensado muito mas não chegamos a uma conclusão.

Por fim esta emoção melhora nossos relacionamentos interpessoais, pois quando estamos alegres ficamos mais tolerantes e pacientes com o outro; somos mais solidários e compreensivos gerando melhorias na nossa vida profissional e pessoal.
Se você gostou do tema acesse meu canal do Youtube e assista ao vídeo: O Poder das emoções https://youtu.be/5CbChj0Ns_k

*Regiane Campos – CRP 06/58579 – Psicóloga Clínica e Consultora Executiva, escreve quinzenalmente no Jornal Cotia Agora – Telefone: 9-9003-3346
Instagram: https://www.instagram.com/regianecamposgestaoemocional/
Youtube: https://youtu.be/_APC9CAiFBE
Facebook: https://www.facebook.com/pg/regianecamposgestaoemocional/
email: [email protected]
Consultório 1: Rua Vaticano – Cotia, próximo ao retorno do Km 26 da Raposo Tavares e do Assaí Cotia na Estrada do Embú e Consultório 2: Rua Arão Adler – Jaguaré , atrás do Shopping Continental – Osasco.