Psicóloga Nivea Guterres: Vamos falar hoje sobre insegurança

Esta palavra insegurança está hoje em todos os lugares e todas as falas. Sabemos o que gera insegurança é o medo, “medo de ser rejeitado”, “medo de que as coisas não deem certo”, medo de ficar sozinho.

Outras vezes bate insegurança quando a pessoa não se sente bem para dar sua opinião, de dizer o que pensa, é o medo de se afirmar, de ser você mesmo. Você percebe que uma pessoa pode ser insegura quando adia interminavelmente as coisas, “ depois eu faço”, e não faz nunca. Adia uma conversa, adia uma compra, adia uma atitude, adia um curso, etc. o significado da insegurança é um sentimento de falta de garantia ou informações seguras sobre determinado tema. Incerteza quanto a resultados ou previsão negativa de resultados. Sabemos que não existe segurança de 100% em qualquer aspecto da vida, que a incerteza faz parte da vida e que seria uma ótima lição de vida desenvolvermos habilidade em lidar com estas incertezas.

Algumas pessoas inseguras que se autodenominam de “covardes” – neste ponto a autoestima já pode estar muito rebaixada.

Sabemos também que a insegurança pode permear a depressão e nos gerar uma ansiedade esta situação ligada à sua preocupação sobre o que os outros pensam de você onde os seguintes pensamentos frequentes são: “será que ele acha que eu sou burra, será que ele me acha um perdedor, o que será que pensam de mim”.

Você já se perguntou eu nasci inseguro? Nascemos dependentes e indefeso, precisamos de nossos pais para sobreviver e neste processo vamos construindo nossa independência segura ou não. Alguns têm uma personalidade insegura, outros passaram por algumas dificuldades e eventos incapacitantes que o tornaram mais sensível e inseguro. A pessoa insegura não se senti ter a capacidade de fazer algo se torna refém dos outros e do destino.

A pessoa insegura sente –se inferior. A evitação faz parte de seu comportamento, reforça o sentimento de inferioridade pois quando não enfrentamos uma situação difícil não nos damos a oportunidade de vence-la, e a cada derrota aumenta a insegurança e o sentimento de inferioridade. Quando nós temos a falsa crença de incapacidade a pessoa pode se ver com menos valor que o outro. Diante disso reflita sobre suas crenças, que forma você se perceba e procure ajuda.

*A psicóloga clínica Nivea B Guterres (CRP- 06/127300) escreve quinzenalmente no Jornal Cotia Agora. www.niveaguterres.com.br – Telefone: 9-7372-1087 – facebook – Consultório de psicologia Nivea Guterres