Psicóloga Nivea Guterres. Luto x Saudade; Emoções, Sentimentos

Segundo o dicionário, a saudade é um sentimento nostálgico provocado pela distância de (algo ou alguém), pela ausência de uma pessoa, coisa e local, ou ocasionado pela vontade de reviver experiências, situações ou momentos já passados.  Sabemos que a saudade é um sentimento momentâneo, porém podemos tornar a sentir novamente em algum outro momento da vida.
A saudade pode gerar sentimento de angústia, insatisfação, nostalgia, tristeza, porém quando “matamos a saudade” geralmente sentimos alegria.

Podemos “matar a saudade” de diversas formas, ver fotos; relembrar bons momentos; rever vídeos de filmagens; verbalizar com alguém; ou em alguns casos, até sonhando.

A saudade quando excessiva e quando deixada de ser transformada em sentimentos de alegria e vivida por uma intensa angústia, pode ser transformada em algo disfuncional, causando, depressão, ou até mesmo um luto não elaborado, necessitando da ajuda de profissionais como psicólogo.

O Luto é um processo de adaptação após perdermos algo ou alguém que era importante para nós, ou seja, uma perda significativa. Este processo geral ocorre principalmente no processo de morte e morrer de si ou do outro. Quanto maior o vínculo afetivo, maior será o impacto e a carga emocional dessa pessoa.  O processo de Luto acontece com uma intensa carga emocional, na maioria das vezes gerando angústia, culpa, raiva, tristeza ou até mesmo depressão, muitas vezes o indivíduo “perde o sentido para a vida”, principalmente quando o luto não é elaborado por ele. Durante este processo, um novo sentido para a vida precisa ser descoberto e construído.

O que difere saudade e luto pode ser considerado como: intensidade das emoções e sentimentos liberados, o grau de sofrimento, os recursos de enfrentamento que a pessoa estabelece em relação à perda e o tempo (se momentânea ‘saudade’ ou intenso ‘luto’). Não sofra sozinho, procure ajuda para elaborar suas dores.

*A psicóloga clínica Nivea B Guterres (CRP- 06/127300) escreve quinzenalmente no Jornal Cotia Agora.  www.niveaguterres.com.br  – Telefone: 9-7372-1087 – facebook – Consultório de psicologia Nivea Guterres