Psicóloga Fernanda Piva: Se não houver reciprocidade, se retire!

As vezes insistimos em estar presente na vida de algumas pessoas (amizades ou amores) que não fazem esforço nenhum para estar perto, para ouvir, para ligar e perguntar como você está, nos preocupamos tanto em nos fazer presentes na vida dessas pessoas, que muitas vezes acabamos por nos tornar inconvenientes e se sentir muito mal por isso.

Você acaba percebendo que as pessoas que você sempre achou que estariam presentes sempre ao seu lado “não tem tempo”, pois estão ocupadas demais com a própria vida, para sobrar um tempo para você.

A verdade é que todo mundo tem um tempo, porque todo mundo precisa de um amigo ou de um amor, mas podem escolher gastar esse tempo com outras pessoas.

Isso é tão normal. Não deveria ser, mas é. E tudo bem!

Não precisa se lamentar por isso.

As pessoas têm direito de escolher como e com quem querem gastar seu tempo.

Não se culpe, não culpe o outro por não lhe dar mais a mesma atenção e cuidado que você ainda tem por ele.

Se estiver sentindo que não há reciprocidade, por mais que doa, você deve ser maduro o suficiente para se retirar, sem alimentar raiva ou magoa.

Se ali não há mais espaço para você, pode ter certeza que tem outras pessoas e lugares incríveis que te aguardam.

Ninguém é obrigado a ficar, nem você. Tem muita gente especial precisando de carinho e atenção e com vontade de retribuir da mesma forma que você, preste atenção ao redor!

Algumas amizades ficarão apenas na história, alguns amores serão apenas pontes para uma boa mudança em você.

Priorize o seu bem-estar e conserve o seu coração aquecido. Depois, priorize aqueles que estão ao seu lado porque ali querem permanecer.

Dê valor às pessoas que não deixam que o tempo justifique suas ausências. Gaste sua energia com quem se preocupar e torce com você!

E seja feliz! ?

*Fernanda Corrêa Piva Takeda – CRP 06/ 92210 – Psicóloga Clínica – Telefone: 9-9738-3350, escreve quinzenalmente no Jornal Cotia Agora. Facebook: https://www.facebook.com/fernandapivapsicologa/ – email: [email protected] Consultório na Rua dos Manacás, 256, Jardim da Glória, próximo ao Colégio Rio Branco. Agende já sua consulta.