Psicóloga Fernanda Piva: Como lidar com a perda do emprego?

E de repente quando tudo parece ir bem, seu chefe te chama e diz que você será desligado da empresa.
Você já poderia até estar esperando ou ter sido pego de surpresa, porém, de qualquer forma, perder o emprego pode ser uma das ocasiões mais difíceis, dolorosas e traumáticas que você enfrentará.

Sabe porquê? Por que perder o emprego, afeta todos os aspectos de sua vida, começando pela rotina, relações interpessoais,  e até as mudanças de sono. Pode causar sentimentos de raiva, angústia, vergonha, medo, fracasso entre outros.

O que torna a perda do emprego, uma experiência tão traumática é o golpe devastador que isso dá à autoestima. Não importa a forma com que você foi demitido, o que se passa nesse momento pela cabeça é: “Sou um fracassado, se realmente fosse tão bom, eles teriam me mantido”.

Assim como é necessário elaborar o luto pela perda de um ente querido, também será necessário quando se perde o emprego. Para alguns será mais simples, para outros mais doloroso. Mesmo diante de toda essa tristeza, é importante você resgatar e manter a auto estima.

Você perdeu o emprego, mas não a capacidade profissional.  Não guarde ressentimentos, procure não desperdiçar o seu tempo se lamentando e procurando os culpados.  Você já tem um problema agora, que é buscar uma nova recolocação.

Portanto, nesse momento, não perca tempo, corte gastos, pare de procurar culpados e lute por um novo emprego.
Cuide da aparência e mantenha o alto astral. Ninguém quer contratar um derrotado.  Mantenha a fé, confie em si mesmo e boa sorte!!!

*Fernanda Corrêa Piva Takeda – CRP 06/ 92210 – Psicóloga Clínica – Telefone: 9-9738-3350, escreve quinzenalmente no Jornal Cotia Agora. Facebook: https://www.facebook.com/fernandapivapsicologa/ – email: [email protected] Consultório na Rua dos Manacás, próximo ao Colégio Rio Branco.
Agende já sua consulta.