Psicóloga Fernanda Piva: Ansiedade na Terceira Idade

A ansiedade é uma emoção normal, e todos nós passamos por ela em algum momento da vida, afinal, nos preocupamos com o futuro, planejamos e tomamos decisões, enfrentamos situações diferentes e precisamos lidar com isso.

Até um certo nível a ansiedade é normal e até produtiva. Quando essa ansiedade se apresenta em excesso, pode ser caracterizada como transtorno de ansiedade.

Quase 25% das pessoas tem ansiedade em níveis não saudáveis, e idosos têm um risco especial.

Idosos podem experimentar mais ansiedade do que outros grupos de idade por várias razões: eles já sofreram mais perdas de entes queridos, sofrem mais de dores e condições crônicas, frequentemente estão tomando múltiplos medicamentos que podem aumentar a ansiedade e ainda sofrem de doenças delicadas como Alzheimer ou depressão.

No caso do transtorno de ansiedade, o indivíduo costuma sentir medo extremo até mesmo em situações simples do dia a dia, tende a apresentar fadiga, insônia, falta de ar, boca seca, palpitações, náuseas e tremedeiras.

Fatores de estresse, problemas financeiros, traumas de infância, abusos de substancias podem provocar a ansiedade crônica.

Pessoas com Transtorno De Ansiedade Generalizada tendem a ser pessimistas, esperam o pior, e muitas vezes interpretam acidentes todos os dias como grandes catástrofes. Ao invés de verem o copo meio cheio; eles veem meio vazio.

A maioria das pessoas com TAG sabem que não devem se preocupar tanto, mas não são capazes de mudar esse pensamento. É necessário acompanhamento médico e psicológico e adotar um estilo de vida mais saudável, incluindo alimentação e alguma atividade física. Cuide de você e de sua saúde emocional.

*Fernanda Corrêa Piva Takeda – CRP 06/ 92210 – Psicóloga Clínica – Telefone: 9-9738-3350, escreve mensalmente no Jornal Cotia Agora. Facebook: https://www.facebook.com/fernandapivapsicologa/ – email: [email protected] Consultório na Rua dos Manacás, 256, Jardim da Glória, próximo ao Colégio Rio Branco. Agende já sua consulta.