Nutricionista Fernanda Melle: 5 erros mais comuns no emagrecimento

Quando o assunto é perda de peso todo mundo tem uma dica infalível, não é mesmo? Mas você sabia que muitas dessas informações não levam ao emagrecimento duradouro e ainda podem gerar compulsões alimentares e o temido “efeito sanfona”?

Pensando nisso, confira os 5 erros que você não pode cometer se quer ter um emagrecimento
saudável:

1° – PULAR REFEIÇÕES: Deixar de realizar as principais refeições (café da manhã, almoço e jantar) é o primeiro erro mais comum pois causa o efeito oposto no organismo. Ficar muito tempo sem se alimentar faz o corpo utilizar as proteínas dos músculos para obter energia e assim, você perde massa muscular ao invés de gordura. Além disso, o corpo inicia o processo de armazenamento máximo de energia como uma ação de defesa.

2° – DIETAS MUITO RESTRITIVAS: A perda de peso para ser eficaz deve ser próxima aos alimentos que você já consome. Dietas que restringem algum alimento ou grupo alimentar tendem a ter efeitos visíveis rápidos, porém passageiros e podem causar prejuízos a sua saúde pela deficiência de calorias e nutrientes.

3° – CORTAR TOTALMENTE OS CARBOIDRATOS: Esse erro é o mais clássico! Muitos relacionam o ganho
de peso ao consumo de arroz, batatas, mandiocas, pães e massas. Mas na verdade, os carboidratos (se consumidos nas quantidades adequadas) podem até mesmo favorecer o emagrecimento, sabia?

4° – NÃO CONSULTAR UM PROFISSIONAL: A maioria das pessoas sabem que para perder peso devem reduzir a ingestão calórica e praticar exercícios físicos. Simples assim! Porém, existem muitos outros fatores relacionados à perda e manutenção do peso. Portanto, procure um profissional e nunca faça dietas de revistas, de famosos ou de redes sociais!

5° – COMER RÁPIDO: Mastigar bem os alimentos e comer devagar são 2 hábitos bem importantes para a perda de peso, pois o cérebro leva aproximadamente 15 minutos para liberar sinais de saciedade e a mastigação ajuda na absorção de nutrientes. Comer rápido faz com que você coma mais!

Portanto, a alimentação para quem quer emagrecer deve ser balanceada, completa e ter como objetivo a reeducação alimentar para um emagrecimento gradual e definitivo.

*Fernanda Melle dos Santos é nutricionista (CRN 57671/P) e escreve quinzenalmente no Jornal Cotia Agora.
Contatos: 9-9686-5850 – email: [email protected] – Instagram: @DicadaMelle