Coaching Tatiana Sperendio: Como liderar sobre pressão em 7 passos

Primeiro vamos entender porque a pressão está cada dia maior dentro das organizações nas quais pertencemos.

Como um meio para o aumento da competitividade, redução de custos e otimização dos processos e recursos, o downsizing usado na administração para designar um processo de reestruturação organizacional, através da redução dos níveis hierárquicos e dos custos corporativos da companhia, trouxe uma resposta imediata as necessidades que as empresas vêm buscando constantemente de se manter no mercado e encontrar diferenciais que correspondam por melhores resultados.
Como consequência há uma exigência natural por profissionais qualificados com conhecimentos, competências e habilidades cada vez maiores.

Um líder atualmente precisa conhecer e compreender todos os processos desde a estratégia de crescimento definida pelo gestor, à técnicas de vendas, atendimento e rotinas a serem executadas pelos seus liderados, sem perder o referencial de líder motivador, desenvolvedor de times, solucionador de problemas e conflitos.

Dentre um critério de prioridades a serem desenvolvidas, a inteligência emocional é a chave mestra que possibilita à aquisição e a administração de todas as outras competências e habilidades citadas à cima.

A Inteligência Emocional se refere à forma como internamente identificamos nossas emoções e as externalizamos através de nossos comportamentos, que se mostram espontaneamente durante a comunicação, no tom de voz, gestos utilizados e palavras mencionadas, e na forma como nos relacionamos com nossos familiares, amigos, parceiros, superiores e colaboradores.
O que significa que apenas o conhecimento lógico e racional não é suficiente para motivar e criar empatia entre as pessoas.
O estresse e a depressão são sintomas que indicam a ausência de inteligência emocional, bem como o otimismo, bom humor, gratidão e a paz de espírito são indicadores que evidenciam que existe inteligência e controle emocional.

Visualmente essas situações de controle emocional ou a falta dele, podem ser compreendidas através da auto-observação de como respondemos às exigências do dia a dia, e de uma reflexão minuciosa sobre quais são os pensamentos e as crenças positivas ou negativas que estão presentes na maior parte do tempo perturbando ou fortalecendo nossa mente.

Quando estiver diante de uma situação que internamente se sinta ameaçada (o), seja em uma situação pessoal como uma crise de ciúmes, uma expectativa não atendida, combinados cancelados, trabalhos não efetivados no prazo, metas não executadas ou o retorno de uma critica construtiva mal elabora que inconscientemente foi levada para o lado pessoal se transformando em ofensa, reflita sobre as seguintes questões:

1 – Defina essa emoção ou sentimento, classificando- a como: Raiva, ódio, injustiça, fracasso, desprezo, falta de respeito, descaso, abandono ou insegurança etc..

2 – Agora pare! Dê um passo atrás e pense em que emoção ou sentimento, idealmente gostaria de ter no lugar? Defina como: Responsabilidade, comprometimento, amor, respeito, gratidão, paz, confiança, certeza, autonomia, liberdade, etc..

3 – Relembre um momento em que teve muito dessa emoção ideal citada acima, pense qual foi este momento, onde foi realizado? Quando, dia, mês e ano? Quem estava com você? Como se sentiu?

4 – Agora defina um objetivo de como gostaria de solucionar esse problema, desafio ou mal entendido?

5- Responda para si mesmo por que sentir emoções positivas e resolver de forma positiva essa situação é importante? Quais serão os benefícios no curto, médio e longo prazo que um comportamento equilibrado trará?

6 – Tem algum conhecimento ou habilidade que precisa desenvolver para que essa situação não se repita da mesma forma?

7 – Como escolhe agir a partir de agora para fortalecer seus pensamentos, sentimentos e ações positivamente?

Pronto!
Aja a partir dos resultados que deseja obter.

*Tatiana Sperendio é coaching e faz Treinamento e Desenvolvimento de pessoas relacionado a Gestão de Carreira, para quem está em início de carreira, desenvolvendo a carreira atual, mudança de carreira. Executive Coaching para empresas e profissionais liberais. Site: http://tatianasperendio.com.br/ – Contatos: (11) 4031-1450 / WhatsApp (11) 9-9824-7398 / [email protected] /
Facebook: https://www.facebook.com/tatiana.sperendio.coaching/
Instagram: https://www.instagram.com/tatianasperendio/?hl=pt-br