Coaching Tatiana Sperendio: “A gratidão é a memória do coração”

Antístenes (445 a.C. – 365 a.C.) – filósofo grego considerado o fundador da filosofia clínica. Agradecer é contemplar e celebrar o que se tem e o que vem, seja espontaneamente ou seja com esforço.

A gratidão espontânea pode vir da gratuidade de um sorriso, da gentileza de um favor, do amor altruísta ou mesmo da compaixão com o próximo.
A gratidão com esforço vem do reconhecimento de que determinada meta ou objetivo foi conquistado por intermédio de foco, dedicação e concentração de recursos humanos, materiais e financeiros, a exemplo do esporte, das artes e das empresas.

A importância da celebração também foi citada por Charles Duhiggo no livro “O poder do hábito” como fator fundamental na construção de novos hábitos, já que a mesma está diretamente relacionada a recompensa por atitudes produtivas e benéficas, que após celebração, registram a memória positiva que leva a repetição e a criação do hábito.

Acreditamos que a gratidão, no tocante ao exercício e prática, pode ser desenvolvida através do foco, direcionamento e repetição. Já a gratidão quanto a emoção, envolve intensidade, frequência, duração e densidade.

Segundo Emmons (2016) que já estudou mais de dez mil pessoas com idades entre 8 e 80 anos, solicitando aos participantes – em vários estudos – que façam o diário da gratidão por três semanas, sobre quando estão na natureza, se alguém lhes ajudou, por estarem vivos, e os resultados são surpreendentes. Ele observou que se o foco é colocado no que está indo bem, tornando a pessoa mais otimista e capaz de dar mais ajuda os outros.

Concluiu ainda que as pessoas que participaram do estudo tiveram três categorias de benefícios: os físicos, os psicológicos e os sociais.

Os benefícios físicos incluem sistema imunológico mais forte, diminuição das dores e sintomas em pessoas com doenças crônicas, melhora da pressão sanguínea, prática de atividades físicas, maiores cuidados com a saúde, e melhor qualidade do sono.

Os benefícios psicológicos incluem níveis mais altos de emoções positivas, sentindo-se mais vivo e alerta, mais entusiasmado e atento, mais alegre, otimista e feliz em 25 por cento a mais com a utilização do diário.

Os benefícios sociais (ou nos relacionamentos) incluem ao fato da pessoa se tornar mais prestativa, começar a ajudar mais a outros, ter mais compaixão, perdoar mais, interagir mais com outros, além de aumentar sua autoconfiança.

Segundo estudo de Bartlet e Destino no ano de 2005, as pessoas agradecidas acabam se tornando mais pró-sociais e mais altruístas.

Os benefícios sociais são importantes, uma vez que a gratidão é uma emoção social que fortalece as relações, envolve a percepção de que somos apoiados e reafirmados por outros, mudando a natureza dos relacionamentos.

Diante de tantos benefícios devemos nos acostumar ao exercício da gratidão diariamente, relembrando três acontecimentos especiais ou diferentes que ocorrem no nosso dia, sejam planejados ou mesmo espontâneas.

A que ou a quem você é grato hoje?

*Tatiana Sperendio é coaching e faz Treinamento e Desenvolvimento de pessoas relacionado a Gestão de Carreira, para quem está em início de carreira, desenvolvendo a carreira atual, mudança de carreira. Executive Coaching para empresas e profissionais liberais. Site: http://tatianasperendio.com.br/ – Contatos: (11) 4031-1450 / WhatsApp (11) 9-9824-7398 / [email protected]
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