Bióloga Tatiana Silva explica o que são os “Alimentos transgênicos”

Os transgênicos são alimentos geneticamente modificados, resultado de cruzamentos que não aconteceriam naturalmente na natureza. O seu código genético é alterado, o que significa que são inseridos genes de outro organismo nele, com o objetivo de melhorar o produto e de adquirir resistência às pragas.

Este cruzamento pode ser realizado com plantas, animais e micro-organismos e pode ser feito entre organismos de espécies diferentes, como por exemplo, a inserção de um gene de um vírus em uma planta.

Alguns exemplos de alimentos transgênicos são o milho, a soja, o arroz e o feijão.

Na agricultura, usa-se a introdução de gene inseticida em plantas. Desta forma, a própria planta produz resistências contra pragas da lavoura, não necessitando de certos agrotóxicos. Também são feitas plantas resistentes a certos agrotóxicos, para que eles possam ser usados em lavouras onde é preciso eliminar algum outro tipo de vegetal, como ervas daninhas, sem afetar o resto da produção.

Apesar de boa parte da sua alimentação possuir componentes feitos a partir de alimentos geneticamente modificados e dos aparentes benefícios como aumento da produção, maior resistência a pragas e resistência aos agrotóxicos, os alimentos transgênicos possuem alguns riscos. Por serem resistentes a agrotóxicos, ou possuírem propriedades inseticidas, o uso contínuo de sementes transgênicas leva à resistência de ervas daninhas e insetos, o que faz com que o agricultor aumente o uso de agrotóxicos por ano, aumentando os resíduos desses produtos nos alimentos e no próprio ambiente, provocando desequilíbrios ecológicos.

O uso de transgênicos pode causar também a perda de biodiversidade e riscos para a saúde humana como o aumento de alergias.

Atualmente, pode-se identificar um produto transgênico analisando sua embalagem, na qual deve aparecer a letra T no interior de um triângulo amarelo. A identificação é importante para que você possa escolher se quer ou não fazer uso daquele produto.

*Tatiana Silva é graduada em Ciências Biológicas pela UMC- Universidade de Mogi das Cruzes e escreve mensalmente no Cotia Agora.