Bióloga Tatiana Silva – Consumo sustentável: a linha entre a necessidade e o desperdício

*

O consumo sustentável envolve a escolha de produtos que utilizam menos recursos naturais em sua produção; assim prejudicará menos o meio ambiente, e que poderão ser facilmente reaproveitados ou reciclados.

O atual modelo de produção e consumo vem prejudicando o meio ambiente e ocorre o que chamamos de processo de degradação ambiental, em que a população cada vez mais, influenciada pelas propagandas e por status, adquire produtos desnecessários e intensifica a destruição da natureza devido à alta produção e utilização de recursos naturais.

A principal ideia de consumo sustentável é fazer com que a população repense os hábitos de consumo, e tenha uma maior consciência ecológica. Assim, o consumidor deve obter somente o que for necessário para suprir suas necessidades básicas de sobrevivência, evitando, portanto, a compra desenfreada de produtos desnecessários e o desperdício, contribuindo dessa forma para a preservação ambiental. Estas práticas visam à diminuição da poluição, o incentivo à reciclagem e a diminuição do desperdício.

No nosso dia a dia podemos contribuir para um ambiente melhor adotando algumas das praticas de consumo sustentável como, por exemplo, fazendo a reciclagem de lixo; realizando compostagem transformando resíduos orgânicos em adubo; diminuindo o consumo de energia; tomando banhos rápidos; evitando deixar luzes acesas sem necessidade; não descartar óleo de frituras na pia da cozinha, entre outras ações.

Mas para que o consumo sustentável faça cada vez mais parte da nossa realidade, não basta uma conscientização apenas da sociedade, mas também é necessária a oferta de produtos, bens e serviços mais “limpos”, mais informação, e uma viabilidade econômica para a população. Com a mudança de simples hábitos podemos melhorar o meio ambiente garantir a sobrevivência das gerações futuras.

*Tatiana Silva é graduada em Ciências Biológicas pela UMC- Universidade de Mogi das Cruzes e escreve  no Jornal Cotia Agora.