Psicólogas Regiane Campos e Denise Franco: Aproveitando o melhor das nossas emoções

Nesta matéria teremos a participação especial de Denise Franco, idealizadora do projeto Cultivando Equilíbrio, com mais de 10 mil seguidores nas redes sociais.

Ela é Psicóloga Clínica e Educadora Emocional, certificada como educadora Parental e de primeira Infância pelo Positive Discipline Association. É co-autora do livro Psicologia sem Fronteiras. Desenvolve projetos em escolas, estuda emoções e  sentimentos para ajudar pessoas que sofrem com Medos e Ansiedade e é palestrante.

Na entrevista, Denise dá dicas poderosas de como fazer a Gestão das Emoções para que possamos  aproveitar ao máximo nossa energia e fazer acontecer; aquelas coisas  que mais desejamos em  nossa vida!

Regiane: A raiva é uma emoção que tem provocado estragos na vida de muita gente. De que forma ela  pode ser utilizada em nosso benefício?

Denise: A Raiva  é uma emoção que aparece  quando algo inesperado acontece, nos impedindo de continuar o que estávamos fazendo. Por isso ela é tão forte e algumas vezes pode nos assustar! Uma dica legal é respirar antes de reagir a uma crítica, a um problema ou obstáculo que apareceu; esta atitude nos ajuda a identificar o que está nos fazendo mal e a buscar alternativas satisfatórias para mudar a situação.  Outra coisa muito importante é  que devemos prestar atenção é cuidar para que a raiva não dê a mão para a impulsividade, pois isto pode nos fazer destruir relações importantes para nós, perder oportunidades de crescimento profissional e tantas outras coisas.

Regiane: Por que com o passar dos anos é comum ficarmos mais medrosos? Parece que temos medo de tudo, de coisas que antes eram simples?

Denise: Porque todas as experiências que vivemos  vão compondo nossa bagagem emocional. Quando não conseguimos entender o que uma emoção está querendo dizer e qual a necessidade está por trás dela, vamos  nos tornando mais receosos e por vezes, até ficamos paralisados frente a situações que antes, vivíamos com naturalidade. Por outro lado  quando conseguimos identificar qual a necessidade está presente em uma emoção nossa, por exemplo, necessidade de ser reconhecida(o), de pertencer a um grupo, de ser ouvida(o) podemos aproveitar a energia destas emoções e com isso nossa malinha de emoções vai ficando cheia de experiências positivas; que nos ajudarão a encarar melhor quando as adversidades surgirem na nossa vida e por mágica, brincadeira; por gestão das emoções nos percebemos mais corajosos nas situações desafiantes da vida.

Regiane: Tem pessoas que ficam emocionadas por tudo. Um programa de TV, um morador de rua, uma criança chorando… Como elas devem agir? Devem fechar  a porta da emoção quando ela estiver muito forte  para não prejudicá-las?

Denise: Emoção faz parte da gente e aqui fica uma dica que pode fazer toda a diferença na sua vida: “Mesmo quando você não diz o que senti,  seu corpo  e seu rosto está dizendo (independente da sua vontade).” Por isso não é uma boa alternativa tentar eliminar suas  emoções mas sim observar o que está sentindo na situação e aprender a gerenciar.

Regiane: Como a tristeza pode nos ajudar a produzir?

Denise: Na tristeza ficamos mais introspectivos e queremos ficar “mais quietinhos” isso aumenta nosso poder de focar a atenção para criar coisas  novas e diferentes. É como se colocássemos nossa energia para dentro (diferente da alegria que colocamos nossa energia para fora) e com isso ativamos áreas em nosso cérebro que são responsáveis pela criatividade. O resultado é que  podemos aproveitar a energia presente nesta emoção para encontrar soluções em questões desafiadoras, que quando estamos vivendo no ritmo frenético não conseguimos identificar.

Regiane:  A alegria é uma emoção muito boa de sentir mas nos últimos tempos, parece que ela tem causado efeito contrário! Temos visto pessoas tristes e deprimidas por não conseguir alcançar a felicidade. Você concorda com isto?

Denise: A alegria é o verão das emoções e por isso é tão bom senti-la, agora o que precisamos aprender é que não estaremos felizes o tempo todo. Cabe também dizer que a alegria desmedida pode ter efeitos que não são saudáveis; quem está sempre alegre pode entrar em um quadro de euforia. Por isso a alegria  assim como as outras emoções precisa de equilíbrio para ser produtiva.

Denise Franco atende na Av Álvaro Ramos 235 Belenzinho (ao lado do metrô Belém)  sua Fanpage no Facebook é https://www.facebook.com/cultivando o equilibrio  , seu  Instagram é @cultivandoequilibrio  e seu  o site é https://cultivandooequilibrio.com.br

 * Regiane Campos – CRP 06/ 58579 – Psicóloga Clínica e Consultora Executiva  e escreve quinzenalmente no Jornal Cotia Agora. Telefone: 99003 3346

Instagram: https://www.instagram.com/regianecamposgestaoemocional/

Youtube: https://youtu.be/_APC9CAiFBE

Facebook: https://www.facebook.com/pg/regianecamposgestaoemocional/

 email: [email protected] /

 Consultório 1: Rua Vaticano –  Jardim Fontana –  Cotia , próximo ao retorno do Km 26 da Raposo Tavares e  do Assaí Cotia na estrada do Embú, Consultório 2:  Rua Arão Adler – Jaguaré , atrás do Shopping Continental – Osasco e Consultório 3: Av Álvaro Ramos – Belenzinho, ao lado da estação Belém do Metrô.